As escolas de línguas antes da emigração

Novo perfil: recém-licenciado que não encontra emprego e que pretende garantir uma certificação europeia de um idioma

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Aprendemos línguas e depois emigramos Paulo Pimenta

Cada vez mais jovens portugueses recorrem ao estudo intensivo das línguas inglesa e francesa antes de emigrarem para o mercado de emprego europeu, segundo os responsáveis de escolas de línguas de norte a sul do país.

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Cada vez mais jovens portugueses recorrem ao estudo intensivo das línguas inglesa e francesa antes de emigrarem para o mercado de emprego europeu, segundo os responsáveis de escolas de línguas de norte a sul do país.

Desde que as escolas de línguas abriram portas para o presente ano lectivo, têm sido confrontadas com um novo perfil de aluno: o recém-licenciado que não encontra emprego em Portugal, que pretende aperfeiçoar uma determinada língua ou mesmo garantir uma certificação europeia de um idioma que torne mais fácil a entrada no mercado de trabalho de outros países.

“Nos últimos três, quatro meses, tem existido procura. São pessoas que estão a pensar emigrar e que procuram cursos intensivos que duram um, dois ou três meses”, disse Sónia Letras, do Wall Street Institute — que possui milhares de alunos e várias delegações em Portugal.

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Movimento geração à rasca Daniel Rocha

Tanto em Leiria como na Marinha Grande, dois concelhos cuja taxa de desemprego é tradicionalmente mais baixa do que a média nacional, a Eurolínguas confirma o crescente número de alunos que recorrem à escola “para aprenderem línguas antes de irem para fora do país”, segundo Cláudia Vital, uma das sócias do estabelecimento.

De acordo com esta responsável, os jovens procuram, “mais do que o Inglês, o alemão e o Francês base”, formação que dê ênfase à oralidade e, sempre que possível, responda à especificidade técnica do vocabulário exigido para a profissão que os alunos pretendem seguir.

Exemplos há muitos

“Lembro-me, por exemplo, de um dentista que queria ir para a Suíça e de uma jovem que quer seguir enfermagem na Bélgica”, ilustrou Cláudia Vital. Já o Centro Anglo-Americano, instalado em Vila Real e em Chaves, está centrado no ensino do Inglês a crianças — cujas idades rondam os 15 anos —, mas apesar disso tem registado solicitações específicas de jovens que dão os primeiros passos no mercado laboral.

“Procuram a certificação no domínio da língua. Falo de um ou outro dentista e de vários enfermeiros que pedem aulas particulares, num período curto de tempo, para prepararem o exame” que lhes irá conferir a almejada certificação europeia da língua, disse o norte-americano Ray Vogensen, um dos proprietários e fundadores do Centro, que dá aulas a cerca de 600 alunos.

Num cenário de crise, as escolas de línguas “agradecem” as novas solicitações e os novos alunos apostados em emigrar. “Não se pode dizer que tenha crescido o número de alunos, mas também não diminuiu”, sustentou Cláudia Vital, da Eurolínguas.