Buscas reforçadas para localizar barco que naufragou com seis pescadores
“As buscas não pararam. Continuaram a ser feitas durante a noite pelo navio-patrulha “Viana do Castelo”, adstrito à zona marítima do Norte, e quando amanhecer, às 7h35, vão ser apoiadas por um avião C295 da Força Aérea”, adiantou à Lusa uma fonte da Marinha.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
“As buscas não pararam. Continuaram a ser feitas durante a noite pelo navio-patrulha “Viana do Castelo”, adstrito à zona marítima do Norte, e quando amanhecer, às 7h35, vão ser apoiadas por um avião C295 da Força Aérea”, adiantou à Lusa uma fonte da Marinha.
O barco de pesca “Virgem do Sameiro”, com pelo menos seis pessoas a bordo, desapareceu na terça-feira ao largo da Figueira da Foz.
A Marinha foi alertada às 10h20 de quinta-feira e, de imediato, enviou para o local o navio-patrulha oceânico “Viana do Castelo", um barco salva-vidas e uma embarcação de alta velocidade da Capitania do Porto da Figueira da Foz, com o apoio de um avião da Força Aérea.
O porta-voz da Marinha, Alexandre Santos Fernandes, disse à Lusa na quinta-feira que as buscas estavam a ser realizadas entre o Cabo Mondego, na Figueira da Foz, e a praia do Pedrógão.
Segundo o porta-voz da Marinha, foi já verificado que a embarcação “Virgem do Sameiro” não se encontra em qualquer porto entre Aveiro e Peniche.
A Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar criticou o facto de o barco “Virgem do Sameiro”, que tem 13 metros de comprimentos, não possuir a bordo um sistema de rádio e pediu ao Governo que apure responsabilidades.
Em comunicado, a mesma associação salienta que as buscas em curso “seriam desnecessárias e já se saberia a localização da embarcação se esta tivesse a bordo uma radiobaliza com GPS, equipamento que permite identificar a zona precisa do barco em caso de acidente”.
Num comunicado emitido ao início da noite de quinta-feira, a Marinha portuguesa garantiu que iria continuar durante toda a noite.
De acordo com informação dada aquando do alerta, a embarcação estaria desaparecida desde a tarde de terça-feira, altura em que terá feito a última comunicação para terra.
Segundo a Marinha, o “Virgem do Sameiro”, registado na Póvoa de Varzim e com seis tripulantes a bordo, um dos quais de nacionalidade estrangeira, estaria em faina de pesca a 16 milhas a oeste da Figueira da Foz quando reportou pela última vez a sua localização.
Notícia actualizada às 8h11 de 2/12/2011:acrescenta informação sovre o reforço dos meios envolvidos nas buscas