Júlio Magalhães deixa TVI e vai para o Porto Canal

Foto
Júlio Magalhães é o responsável pelo contrato com Marcelo Rebelo de Sousa Adriano Miranda/arquivo

O ex-director de informação da TVI, e responsável pela redacção do Porto da televisão de Queluz, está ainda em conversações com a direcção de informação para ultimar algumas coisas, até porque é da sua responsabilidade o contrato que foi celebrado com o comentador dominical Marcelo Rebelo de Sousa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O ex-director de informação da TVI, e responsável pela redacção do Porto da televisão de Queluz, está ainda em conversações com a direcção de informação para ultimar algumas coisas, até porque é da sua responsabilidade o contrato que foi celebrado com o comentador dominical Marcelo Rebelo de Sousa.

Ao que foi possível apurar, Júlio Magalhães, o rosto da televisão de Queluz dos noticiários do fim-de-semana, terá recebido um proposta irrecusável por parte do Porto Canal. “O Júlio Magalhães recebeu uma boa proposta, ponderou os pós e os contras e quando formalizou o seu pedido de rescisão com a TVI não tinha qualquer dúvida”, disse ao PÚBLICO fonte da direcção da TVI, que considerou a proposta um desafio para o jornalista.

A TVI ainda não encontrou uma solução para substituir o pivot da edição do fim-de-semana. E ainda não se sabe se a opção da direcção de informação passa por recrutar alguém de fora ou se vai apostar num profissional da casa. A direcção de informação estará avaliar a melhor solução, ao que o PÚBLICO apurou.

A substituição de Júlio Magalhães como coordenador da redacção do Porto da TVI não é para já uma preocupação para os responsáveis da estação, tendo em conta a forma como a redacção está organizada. Para já, a preocupação vai para a substituição do jornalista, que chegou a ser o homem forte da TVI.

Mas há um outro aspecto que ainda não está resolvido e que se prende com Marcelo Rebelo de Sousa. Como o contrato entre a estação de televisão e o comentador de domingo só termina em meados do próximo ano, a saída agora de Júlio Magalhães suscita algumas dúvidas sobre a forma como a televisão vai ultrapassar a questão.

Embora sejam ainda escassas as informações relativamente às funções vai desempenhar na Porto Canal, o que foi possível saber é que o ex-director de informação da TVI deverá ocupar um cargo da SAD do Futebol Clube do Porto, ficando com responsabilidades na estação de televisão. Afastada está a hipótese de vir a ser director de informação do canal desportivo.

“Ele vai ser o boss da estação e não director de informação, como chegou a ser escrito. Afinal, esse desafio ele já teve na TVI e pediu para ser substituído no cargo, o que aconteceu com a contratação de José Alberto Carvalho [para director de informação]”, escrevia anteontem o Diário de Notícias, citando uma fonte próxima do jornalista.

Em Abril passado, em declarações ao jornal Grande Porto, Júlio Magalhães abria a porta a uma eventual saída da TVI. “A partir do momento em que seja um bom projecto, há forma de conversarmos”, declarou o ainda responsável pela TVI no Porto sobre a possibilidade de poder pensar em assumir a direcção do Porto Canal, que o FC do Porto quer comprar. O clube, dirigido por Pinto da Costa, tem um acordo de compra com a empresa espanhola Mediapro, que deverá ser exercido até ao final do ano.