Jovens talentos: a arte é com eles
Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude dá a conhecer dez jovens este sábado. Quatro dedicam-se às artes
Nos dez nomes que estão em destaque no Evento Jovens Talentos, seis pertencem à área das ciências e do desporto. Os restantes dedicam-se às artes.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Nos dez nomes que estão em destaque no Evento Jovens Talentos, seis pertencem à área das ciências e do desporto. Os restantes dedicam-se às artes.
Já falámos dos feitos de Ricardo Cabral, pelo menos duas vezes. Aos 32 anos, já viu o seu trabalho nas páginas do "Correio da Manhã" e da revista "Time Out", num caderno Moleskine ou em cartazes no metro. "Evereste", "Newborn - 10 dias no Kosovo" e "Pontas Soltas-Cidades" são alguns dos livros de ilustração que já lançou.
O cineasta e músico Gonçalo Tocha não irá a Braga, mas teve o cuidado de gravar um depoimento em vídeo para ser exibido durante Evento Jovens Talentos. A sua segunda-longa metragem "É Na Terra, Não É Na Lua", um documentário de três horas rodado na ilha do Corvo, venceu o prémio máximo do Doc Lisboa 2011, depois de ter obtido uma menção especial no Festival de Locarno (Suiça). Já em 2007, o seu primeiro filme "Balaou" fora disttinguido no IndieLisboa, depois de ter sido exibido em vários festivais internacionais. A revista "Variety", aliás, elegeu-o como um dos 20 melhores filmes europeus do ano que não estrearam nos EUA.
A primeira apresentação do dia é a da soprano Maria João Matos, actualmente docente de canto no Conservatório de Música de Barcelos. Já foi Condessa em "As Bodas de Fígaro" de Mozart, Mimi em "La Bohème" de Puccini e Donna Anna na Ópera "Don Giovanni" de Mozart, apresentada no Eutiner Festspiele, na Alemanha. Natural de Braga, foi bolseira da "Yamaha Music Foundation of Europe", tendo sido premiada em vários concursos nacionais e internacionais.
Manuel Abecasis tem 14 anos, mas parece que nasceu a tocar violino. Apresenta-se em palco desde os 6 anos de idade, em Portugal e noutros países. Já venceu vários concursos de violino e participa regularmente em cursos de aperfeiçoamento, onde já trabalhou com alguns dos mais reputados violinistas da actualidade. Há três anos, foi admitido como membro efectivo da Orquestra Sinfónica Juvenil, tornando-se no mais jovem solista de sempre desta formação.
Notícia actualizada às 19h42