Renault prepara carro ultra "low cost" por 2500 euros
Renault está a desenvolver um veículo bem mais barato do que um Dacia Logan. Objectivo é competir nos mercados emergentes
A Renault está a desenvolver um veículo bem mais barato do que um Dacia Logan. A viatura deverá custar cerca de 2500 euros e tem como principal objectivo competir nos mercados emergentes, países com muita população que hoje anda de bicicleta, moto ou triciclos motorizados, mas que ambiciona comprar automóvel.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Renault está a desenvolver um veículo bem mais barato do que um Dacia Logan. A viatura deverá custar cerca de 2500 euros e tem como principal objectivo competir nos mercados emergentes, países com muita população que hoje anda de bicicleta, moto ou triciclos motorizados, mas que ambiciona comprar automóvel.
A hipótese de este veículo ultra "low cost" ser vendido na Europa está em cima da mesa, mas convém recordar que as exigências do mercado europeu, nomeadamente ao nível de segurança e emissões poluentes, tornam os automóveis mais caros.
A ideia é desenvolver um veículo que seja três vezes mais barato do que um Dacia Logan, que, actualmente, é vendido a partir de 7700 euros, em França – em Portugal o Dacia mais acessível é o Sandero, à venda a partir dos 8950 euros.
Do tamanho de um Renault Twingo
A equipa que vai desenvolver esse automóvel será liderada por Gérard Detourbet, responsável pelos projectos de baixo custo da empresa e que vai começar a trabalhar a partir de 1 de Janeiro de 2012, disse uma fonte da Renault ao jornal francês "La Tribune".
Este grupo vai desenvolver não só o automóvel (cujo tamanho deverá aproximar-se de um Renault Twingo), mas também uma plataforma específica e um motor de baixo custo, diz o diário francês.
Em Setembro de 2011, no Salão Automóvel de Frankfurt, Gérard Detourbet tinha dito que estava a “trabalhar arduamente” num carro que fosse mais barato do que o Dacia Logan. Porém, a Renault não quis dar mais informações sobre o projecto, adiantando apenas que o novo carro de 2500 euros não seguirá o formato Dacia, pois este iria exigir uma plataforma demasiado cara para um projecto “tão minimalista”.
Lê o artigo completo no PÚBLICO