Estudo divulga as 25 piores palavras-passe do ano
A empresa SplashData, especialista em aplicações para smartphones, divulgou as passwords que mais facilmente são descobertas por hackers
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando
os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que
querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o
mundo, a pensar e decidir.
A verdade faz-nos mais fortes
A empresa SplashData, especialista em aplicações para smartphones incluindo gestão de palavras-passe, divulgou a lista das 25 piores passwords de 2011. Ou seja, aquelas que mais facilmente são descobertas por hackers.Esta lista da SplashData baseia-se no estudo de milhões de palavras-passe “roubadas” durante este ano e que foram posteriormente divulgadas online por hackers.
Muitos dos utilizadores usam sequências numéricas e alfabéticas carregando em teclas contíguas do teclado - como “123456” ou “qwerty” - ou então a própria palavra “password”.
De acordo com o director-executivo da SplashData, Morgan Slain - citado pelo site especializado em tecnologia Mashable - “mesmo que as pessoas sejam encorajadas a escolher palavras-passe seguras e fortes, muitas continuam a escolhê-las fracas, fáceis de adivinhar, colocando-se em risco de fraude e de roubo de identidade”.
Oito palavras-passe por dia
A hesitação dos utilizadores na escolha de uma password difícil poderá prender-se com o facto de, actualmente, cada pessoa ter de decorar várias palavras-passe para os diferentes serviços que consulta online.
Um estudo de 2007, levado a cabo pela Microsoft, concluiu que, em média, cada pessoa utiliza 25 palavras-passe diferentes e que, diariamente, usa oito delas. Desde 2007 que este número terá certamente aumentado. O roubo de palavras-passe é um problema que afecta muitas pessoas em todo o mundo. Em 2010 a Comissão Federal de Comércio dos EUA recebeu 1,3 milhões de queixas por fraude ou roubo de identidade.
Como pode, então, tornar a sua password mais segura? Usando uma variedade não sequencial de letras, números e símbolos e mudando a palavra-passe a cada seis meses. Outras dicas importantes: não use sempre a mesma password e evite usar palavras verdadeiras.