Fantasporto 2012 quer promover a produção nacional
32.ª edição abriu um concurso para as escolas de cinema portuguesas. Festival regressa entre 20 de Fevereiro e 4 de Março
A organização do Fantasporto 2012 está a promover um concurso colectivo para as escolas de cinema do país, com a criação de um prémio para o melhor conjunto de filmes apresentados por uma destas instituições.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A organização do Fantasporto 2012 está a promover um concurso colectivo para as escolas de cinema do país, com a criação de um prémio para o melhor conjunto de filmes apresentados por uma destas instituições.
Cada filme não poderá exceder os 15 minutos e cada escola poderá apresentar programas globais com o máximo 1h30. As produções terão de ser realizadas entre neste ano e no próximo.
Prémio Carreira para Mike Hodges
O realizador de "Get Carter", Mike Hodges, defensor de que "os filmes devem ter alma e expressar as verdades difíceis da condição humana", vai ser homenageado pela sua carreira no Fantas 2012. Hodges tem um reportório de obras conhecidas, como "Pulp" e "The Terminal Man". Já em 1990, neste mesmo festival, arrecadou o prémio de "Melhor Filme" com "Black Rainbow".
O festival vai, ainda, exibir uma cópia, restaurada pelo British Film Archive, de "Get Carter", para comemorar os seus 40 anos.
Concurso de homenagem à Ficção Científica
Além da promoção da produção nacional a nível de filmes, a organização do Fantasporto abriu, há poucas semanas, um concurso de contos para homenagear a Ficção Científica, uma forma de comemorar o 30.º aniversário do filme "Blade Runner" de Ridley Scott. O projecto teve uma larga adesão e, segundo a organização, concorreram mais de 100 trabalhos, oriundos de quatro países e representando três continentes. Os contos vencedores vão ser publicados na "Antologia de Contos de Ficção Científica do Fantasporto 2012".
Livres-trânsito à venda até 30 de Dezembro
A organização do Fantas tem vindo a promover a venda de livres-trânsito, de número limitado, para todo o festival, como forma de combater a subida do IVA na cultura, de 6% para 23%. Até 30 de Dezembro, os interessados podem adquirir os mesmos na sede do Fantasporto. Os bilhetes individuais terão, este ano, um acréscimo de um euro.