Young Creative Chevrolet premeia Ana Raminhos e José Barreiro
Os júris do evento receberam mais de 550 projectos, de quase 150 escolas espalhadas por toda a Europa
Ana Raminhos e José Barreiro, da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, conquistaram o 3.º lugar na categoria de Artes Visuais do concurso Young Creative Chevrolet, tendo apenas ficado atrás de Sofia Stergiopoulou, da Grécia, e Laura Hobson, do Reino Unido.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Ana Raminhos e José Barreiro, da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, conquistaram o 3.º lugar na categoria de Artes Visuais do concurso Young Creative Chevrolet, tendo apenas ficado atrás de Sofia Stergiopoulou, da Grécia, e Laura Hobson, do Reino Unido.
Desde 2007 que a Chevrolet organiza, na Europa, um concurso para estudantes de Artes Aplicadas. Em destaque estão várias áreas artísticas como moda, música, fotografia, vídeo e artes visuais. Este ano, ao concurso juntou-se uma particularidade, o 100.º aniversário da marca Chevrolet. Os júris do evento receberam mais de 550 projectos, de quase 150 escolas espalhadas por toda a Europa.
Cabia aos jovens criadores pegarem no briefing da marca e transformá-la em algo que representasse a sua tradição, o seu património e, ainda, o futuro. Na categoria de Artes Visuais, Portugal deu cartas e alcançou o 3.º lugar do pódio. O desafio, nesta categoria, consistia na elaboração de um cartaz comemorativo do centenário. "It's always time for a (r)evolution", foi a expressão que a dupla arranjou para classificar a conhecida marca.
Uma oportunidade para aprender
Ana Raminhos e José Barreiro são finalistas do curso profissional de Técnicas de Design Gráfico e descobriram o concurso através de uma disciplina, Oficina Gráfica e Design Gráfico. "Depois de vários esboços e estudos, achamos que fazia sentido usar uma ampulheta para dar a ideia de passagem de tempo da Chevrolet, sem nunca esquecer o avanço tecnológico", dizem.
Os jovens referiram ainda o enorme apoio que tiveram por parte dos professores do curso, num processo criativo que exigiu cerca de um mês. Além de um prémio monetário que varia entre os 600 e os 1.200 euros, os vencedores vão ter a oportunidade de estagiar com profissionais da respectiva área.
Ana e José vão estar, brevemente, em Londres, para uma cerimónia onde vão receber o prémio a que têm direito. A dupla vê a sua participação como uma mais-valia, uma vez que "a competição no mercado de trabalho é cada vez maior e uma distinção como esta, fora de portas, é fundamental".