Grupo Cofina encerra revista Rotas & Destinos

Foto
Rotas & Destinos vai ser descontinuada a partir do próximo mês Pedro Velez/Arquivo

“A Cofina vai descontinuar a publicação da revista Rotas & Destinos, já a partir do próximo mês”, confirmou esta tarde ao PÚBLICO uma fonte oficial do grupo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“A Cofina vai descontinuar a publicação da revista Rotas & Destinos, já a partir do próximo mês”, confirmou esta tarde ao PÚBLICO uma fonte oficial do grupo.

A revista de viagens, publicada ininterruptamente desde 1995, pertence ao grupo Cofina desde que foi comprada ao grupo Ferreira&Bento. O mesmo detém também títulos como o Correio da Manhã e o Record.

A “quebra na circulação e na publicidade”, aliado ao “facto de se tratar de uma revista de nicho” são as razões apontadas pela mesma fonte, para o encerramento da publicação mensal.

Houve um “descontinuar de operações”, pelo que ainda não há informações oficiais sobre o destino dos três colaboradores fixos da revista, para além dos colaboradores externos.

Segundo os últimos dados divulgados pela Associação Portuguesa de Controlo de Tiragem e Circulação, a média de circulação paga da revista entre Janeiro e Agosto deste ano foi de 16 256 exemplares, o que representa uma quebra que ronda os 11% face a mesmo período do ano passado. Ainda assim, a Rotas & Destinos era a segunda maior revista em termos de média de circulação paga no segmento viagens e turismo, sendo apenas ultrapassada pela Volta ao Mundo.

Esta é já a terceira publicação que o grupo Cofina encerra este ano, após ter descontinuado, no final de Janeiro, as revistas Máxima Interiores e PC Guia. Esta última foi posteriormente adquirida pela editora Fidemo, tendo voltado ao mercado em Março. Em Outubro, também a revista mensal Vida & Viagens deixou de estar nas bancas e foi convertida em suplemento da Visão, tendo assumido o formato de bolso. Dois meses antes, o segmento viagens e turismo assistiu ainda à extinção da Blue Travel.

Notícia actualizada às 19h25