Curta-metragem “Conto do Vento” premiada no Brasil
O prémio, que pretende distinguir filmes de realizadores do espaço ibero-americano, foi atribuído por votação popular ao filme produzido pela Filmógrafo, Cine-Clube de Avanca e Kotostudios.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O prémio, que pretende distinguir filmes de realizadores do espaço ibero-americano, foi atribuído por votação popular ao filme produzido pela Filmógrafo, Cine-Clube de Avanca e Kotostudios.
“Conto do Vento” tinha ainda este mês recebido o Prémio Animação na 8ª edição do Naoussa International Film Festival, na Grécia.
O filme, realizado com o recurso da animação 3D, retrata “uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa”, diz a sinopse.
“Conto do Vento” estreou-se no Festival de Cinema AVANCA 2010 e, desde então, foi seleccionado por vários festivais de cinema, tendo integrado a competição oficial do Festival de Annecy, em França, e do Festival de Sitges, considerados os mais importantes festivais de cinema de animação e de cinema fantástico no mundo, respectivamente.
Esta curta foi Prémio Revelação no Caminhos do Cinema Português, Prémio Animação no Festival Porto 7, Prémio Nacional Multimédia da APMP e Prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa no MoteLX 2011.
Com exibição cinematográfica prevista para França, este filme está selecionado para a competição oficial de vários festivais na Europa e Ásia.
Recriando personagens e ambientes da tradição portuguesa ancestral, este filme foi produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e da RTP.