“José & Pilar” exibido em Nova Iorque em semana de homenagem a Saramago

Foto
Filme é o representante português na corrida às nomeações ao Óscar de melhor filme estrangeiro DR

A Semana de Saramago em Nova Iorque, de 26 de Outubro a 1 de Novembro, envolve o Arte Institute e a Fundação José Saramago e contará com a participação da companheira do escritor e presidente da Fundação, Pilar del Río.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Semana de Saramago em Nova Iorque, de 26 de Outubro a 1 de Novembro, envolve o Arte Institute e a Fundação José Saramago e contará com a participação da companheira do escritor e presidente da Fundação, Pilar del Río.

Ana Miranda, fundadora do Arte Institute, adiantou à agência Lusa que “filmes como o documentário ‘José & Pilar’ são muito importantes para o cinema português e a sua projecção”.

No caso do documentário de Miguel Gonçalves Mendes, “além de dar a conhecer uma faceta mais privada e íntima do Nobel Português José Saramago”, tem dado destaque ao país “com os prémios ganhos em diversos países e festivais”.

Além do mais, prosseguiu a responsável do Arte Institute, “uma co-produção que junta as produtoras de Pedro Almodóvar e Fernando Meirelles sob a alçada de um realizador português, Miguel Gonçalves Mendes, só pode ser benéfica para o cinema nacional”.

Além de Pilar del Río, Miguel Gonçalves Mendes também estará em Nova Iorque para participar, logo no dia 27, numa sessão de perguntas e respostas na galeria de arte Rooster.

No mesmo dia terá lugar uma Mostra de Cinema Ibérico, no Anthology Films Archives, com a apresentação de curtas-metragens portuguesas e espanholas.

A galeria Sonnabend, dirigida pelo galerista de origem portuguesa António Homem, também se associa à iniciativa, com uma tertúlia dedicada a José Saramago, no dia 30.

No dia 31, terá lugar um concerto de Noiserv, projecto de David Santos (que compôs a banda sonora do filme) no restaurante português Pão.

Na Rutgers University, em Nova Jérsia, visitada por Saramago há 10 anos, o Departamento de Espanhol e Português irá mostrar excertos do documentário “José & Pilar”, segundo informação divulgada pelo Consulado de Portugal em Newark.

O ponto alto da semana de homenagem será a exibição do documentário no Museum of Modern Art (MoMA), seguido de um cocktail noutro restaurante português, Alfama.

O documentário “José & Pilar” acompanha a vida pública e privada de José Saramago durante o processo de escrita e lançamento do romance “Viagem do elefante”.

É um retrato próximo e inédito do escritor português, do relacionamento com a companheira e tradutora, Pilar Del Río, com os seus leitores e com o mundo.

Nos Estados Unidos, a Comissão de Homenagem a José Saramago integra o senador luso-americano Jack Martins, o galerista António Homem e a actriz Daniela Ruah, entre outras personalidades.

Criada em Abril deste ano, a organização sem fins lucrativos Arte Institute organizou no passado verão um Festival de Cinema Português em Nova Iorque (NY Portuguese Short Film Festival), com dezenas de curtas-metragens, a par de mostras de artes plásticas e música portuguesa (“Summer Nights Series”).