Turistas que visitam Portugal: mais jovens e mais sofisticados

Estudo revela que 54% dos turistas que visitam o país são jovens casais. Oferta "cultural e natural" é o que mais surpreende

Foto
Clima, hospitalidade e praias são as palavras com que turistas definem o país Joana Freitas

A maioria dos turistas que visita Portugal pela primeira vez são jovens casais e muitos viajam acompanhados de amigos e dão mais importância à internet como meio de escolha do destino, indica um estudo divulgado pelo Turismo de Portugal.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A maioria dos turistas que visita Portugal pela primeira vez são jovens casais e muitos viajam acompanhados de amigos e dão mais importância à internet como meio de escolha do destino, indica um estudo divulgado pelo Turismo de Portugal.

De acordo com o estudo sobre a “Satisfação de Turistas”, realizado durante a época alta para o Turismo de Portugal, 54% destes turistas são jovens casais e 47% viajam acompanhados de amigos.

O trabalho elaborado pela GfK Metris, uma das maiores companhias de estudos de mercado do mundo, permitiu concluir que estes turistas ficam “em alojamentos mais qualificados e partem muito satisfeitos com a oferta cultural e natural”, manifestando surpresa face às actividades turísticas.

Expectativas superadas

O estudo “Satisfação de Turistas” foi realizado para o Turismo de Portugal entre o final de Julho e o princípio de Agosto e envolveu mais de 800 entrevistas nos aeroportos portugueses a turistas de Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Irlanda e Brasil.

A quase totalidade (95%) dos turistas consideraram que as férias “corresponderam ou superaram” as suas expectativas, destaca o trabalho. “Este valor está em linha com os resultados dos dois inquéritos de satisfação já realizados pelo Turismo de Portugal - nas épocas alta de 2010 e baixa de 2011 -, em que mais de 90% dos turistas disseram ter visto as suas expectativas correspondidas ou superadas”, esclarece o documento.

Além disso, 87% dos turistas ficaram “muito satisfeitos com a experiência e cerca de metade muitíssimo satisfeitos”. O estudo refere ainda que a oferta natural e cultural (praias, paisagens, gastronomia e monumentos) registou os maiores níveis de satisfação e as actividades turísticas são as que mais surpreendem.

Maioria quer regressar

Por sua vez, a segurança do destino, os restaurantes e o alojamento -- as unidades de categoria superior como hotéis e pousadas são cada vez mais procurados - corresponderam ou superaram as expectativas de mais de 90% dos turistas.

No final da viagem, “clima, hospitalidade e praias” são as palavras com que os turistas melhor definem Portugal, com 86% deles a dizerem que querem regressar de férias ao país.