Jessie J foi a grande vencedora dos Mobo Awards

Foto
Jessie J na noite em que foi distinguida com quatro galardões Reuters

Jessei J foi a grande vencedora da cerimónia dos Mobo Awards, levando para casa quatro dos cinco galardões para que estava nomeada. A 16ª edição deste prémio de música aconteceu esta quarta-feira em Glasgow, Escócia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Jessei J foi a grande vencedora da cerimónia dos Mobo Awards, levando para casa quatro dos cinco galardões para que estava nomeada. A 16ª edição deste prémio de música aconteceu esta quarta-feira em Glasgow, Escócia.

Melhor canção, com "Do It Like a Dude", melhor álbum, com "Who you are", melhor artista revelação e melhor actuação foram as quatro categorias que a cantora britânica Jessie J venceu na noite passada, em Glasgow. Adele estava nomeada para quatro categorias, entre elas melhor canção, com "Someone like You". Contudo, a artista apenas arrecadou um galardão, na categoria de melhor R&B/soul.

"Não estava nada à espera de ganhar. Só queria dizer que o maior agradecimento que vou deixar é para os meus fãs, porque ninguém sabia quem eu era [no início] e agora estou a vencer na categoria de melhor álbum. Isto é épico. Obrigado a todos", disse Jessie J no momento em que recebeu o prémio. O álbum "Who you are" já vendeu 600 mil cópias no Reino Unido.

Adele não pôde estar presente na cerimónia mas enviou uma mensagem em vídeo, para ser projectado no momento da sua distinção: "Muito obrigado por este Mobo Award, significa muito para mim."

O rapper Wretch 32, natural de Londres, foi o que ficou mais desapontado, uma vez que estava nomeado para quatro categorias, mas não recebeu nenhum galardão. O prémio de melhor actuação hip hop foi atribuído a Tinie Tempah.

Alguns críticos manifestaram o seu desagrado perante as nomeações deste ano, pois Jessie J é uma artista "branca" e foi a grande vencedora da noite, numa cerimónia que distingue música negra desde 1996. Numa entrevista ao jornal The Voice, Kanya Knig, fundadora do Mobo Awards, explicou o porquê das nomeações: "A premiação reflecte o que está a acontecer no mundo da música no Reino Unido. Agora, mais do que nunca, a música urbana é predominante".

Durante a cerimónia também foi homenageada Amy Winehouse, que morreu a 23 de Julho, na voz de Dionne Bromfield, afilhada da cantora, que interpretou "Love is a Losing Game".