No comércio electrónico, há lojas para todos os bolsos (e gostos)

O comércio electrónico instalou-se em Portugal. O P3 deixa algumas sugestões de lojas online

Foto
O Club Fashion promove leilões, mas exige registo DR

Clube Fashion

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Clube Fashion

Criado há cinco anos em Lisboa, o ClubeFashion é um portal de vendas exclusivo para membros. Divulga campanhas de curta duração (uma semana) de roupa, calçado, lingerie, etc. Os descontos vão até 80%. Cada vez que há uma nova promoção, os membros recebem actualizações no e-mail. Um utilizador registado também recebe créditos pelas compras de um amigo que tenha convidado. Também promove leilões e "vouchers" de desconto para restaurantes, spas, hóteis e ginásios. Insere-se no conceito de vendas de grupo. 

Groupon

Foto
O Etsy foi criado em 2005 Kate Bingaman-Burt/Flickr

Site de compras em grupo, criado em Novembro de 2008 em Chicago. Actualmente, o Groupon tem mais de 500 sites espalhados por todo o mundo com milhões de utilizadores registados. Uma das vantagens é que o consumidor pode seguir as actualizações, enviadas por e-mail, só da sua cidade. As campanhas duram apenas algumas horas e incluem sempre um relógio para o interessado saber quanto tempo falta para terminar a promoção e quantos utilizadores já a adquiriram, ferramentas que estimulam uma compra mais rápida. 

Wook

Livraria portuguesa online pertencente ao grupo Porto Editora. Envia para todo o mundo, embora o seu grande mercado seja o nacional. Também vende filmes e videojogos. Os portes baixos e os prazos de envio curtos tornam a Wook num portal muito atraente para os utilizadores. Ficou bastante conhecida com os "Momentos Wook", campanha de marketing, lançada em 2008, em que o site colocou online um milhão de livros grátis.

Etsy

O Etsy, criado em 2005, é hoje um site especializado na venda de artigos feitos à mão e "vintage". Cada pessoa pode criar a sua própria loja online e vender os seus produtos. Tal como numa rede social, cada utilizador pode seguir lojas e "favoritar" artigos. A ideia é que tudo seja original. A descrição assenta-lhe que nem uma luva: "um cruzamento entre a Amazon, o Ebay e o sótão da avó". 

OLX

Fundado em Março de 2006, o OLX é um portal online gratuito de classificados. Aqui há de tudo. Mesmo. Está presente em mais 96 países e o objectivo é que os utilizadores comprem e troquem produtos. Também segue o conceito de comunidade, sendo que os utilizadores podem acordar os termos de compra entre si. 

Amen

Aqui o nome não quer dizer nada. A Amen Portugal, do grupo italiano Dada, vende domínios, espaços de alojamento, servidores e fornece soluções para protecção de marca e publicidade na internet.