Igespar inova com compra de bilhetes através da Internet
O visitante pode comprar previamente os ingressos online para visitar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça ou o Panteão Nacional através do site bilhetes.igespar.pt ou dos sites dos próprios monumentos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O visitante pode comprar previamente os ingressos online para visitar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça ou o Panteão Nacional através do site bilhetes.igespar.pt ou dos sites dos próprios monumentos.
Luís Coelho, director do Igespar espera que “as pessoas adiram” a esta iniciativa que adoptou “as boas práticas” internacionais para Portugal. Quanto às vantagens para o visitante, Luís Coelho considera que a compra online permite evitar filas, favorece a rapidez na passagem nos controlos de acesso aos monumentos e aumenta o conforto na aquisição de bilhetes em qualquer parte do mundo e para o Igespar ajuda a reduzir os gastos inerentes à impressão dos bilhetes.
Até à data, já foram adquiridos 19 bilhetes sendo que 11 foram comprados para visitas em domingos e feridos para a Torre de Belém, Panteão Nacional, Mosteiro dos Jerónimos e Mosteiro da Batalha.
Jornadas Europeias do Património 2011“Património e Paisagem Urbana” foi o tema escolhido pelo Igespar para a edição deste ano das Jornadas Europeias do Património em Portugal que acontecem nos dias 23, 24 e 25 de Setembro.
Segundo Manuel Lacerda, director do Departamento de Inventário, Estudos e Divulgação do Igespar – entidade que coordena a programação anual das Jornadas Europeias do Património em Portugal - o objectivo desta iniciativa é sensibilizar a população para a necessidade de salvaguardar o Património Cultural.
Manuel Lacerda destaca o aumento do número de entidades envolvidas, a abrangência dos temas e o facto de se dirigirem a públicos mais diversos, pelo que espera que este ano haja “uma maior adesão e um maior interesse” por parte das pessoas à iniciativa.
Este ano, 500 entidades públicas e privadas distribuídas por 146 concelhos/localidades, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira elaboraram um programa de 509 actividades culturais gratuitas, entra as quais exposições, conferências, ateliers e workshops educativos, espectáculos, concursos de fotografia, lançamentos de livros, visitas guiadas e percursos orientados.
As Jornadas Europeias do Património são anualmente organizadas pelo Conselho da Europa e pela União Europeia e envolvem cerca de 50 países.