E as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa são...

Iguarias eleitas por mais de um milhão de votos

Foto
O Pastel de Belém foi o doce eleito Miguel Manso

Alheira de Mirandela, Queijo Serra da Estrela, Caldo Verde, Arroz de Marisco, Sardinha Assada, Leitão da Bairrada e Pastel de Belém.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Alheira de Mirandela, Queijo Serra da Estrela, Caldo Verde, Arroz de Marisco, Sardinha Assada, Leitão da Bairrada e Pastel de Belém.

Eis as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, eleitas por "mais de um milhão de votos", garante a organização, e reveladas a 10 de Setembro em Santarém.

As sete iguarias são as vencedoras de um evento que, para chegar a tal constelação de ouro, levou muito tempo a cozinhar. Entre Fevereiro e Março foi feito um apuramento global dos melhores pratos lusos, uma lista de centenas que contou com a colaboração do público (até via Facebook) e de todas as entidades interessadas.

Foto
O Caldo Verde foi escolhido na categoria Sopas Lara Jacinto

Depois, foram seleccionados 70 pré-finalistas em sete categorias, a que se seguiu a escolha das 21 iguarias candidatas por um painel de especialistas.

A 7 de Maio abriram as votações ao público, que decorreram até 7 de Setembro.  

As 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa

Entradas Alheira de Mirandela (IG), Trás os Montes
e Alto Douro; Queijo Serra da Estrela (DOP), Beira Interior / Beira Litoral

Sopas Caldo Verde, Entre Douro e Minho  

Marisco Arroz de Marisco, Estremadura e Ribatejo  

Peixe Sardinha Assada, Lisboa e Setúbal  

Carne ‎Leitão da Bairrada, Beira Litoral

Doces Pastel de Belém, Lisboa e Setúbal