Rendas vão aumentar 3,19% em 2012

Instituto Nacional de Estatística prevê subida das rendas, sendo este um dos maiores aumentos dos últimos cinco anos

Foto
A lei estipula que as rendas podem ser actualizadas um ano após o início do contrato Paulo Ricca

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As rendas deverão aumentar 3,19% em 2012, calcula o Instituto Nacional de Estatística (INE) com base no valor anual da inflação.

De acordo com os dados do INE, divulgados dia 12 de Setembro, as rendas vão aumentar 3,19% no próximo ano, naquele que é um dos maiores aumentos dos últimos cinco anos.

Segundo o Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), a actualização do valor das rendas é calculada tendo por base o valor da inflação nos 12 meses terminados em Agosto, sem contar os preços relativos à habitação.

A lei estipula que as rendas podem ser actualizadas um ano após o início do contrato, e as seguintes um ano depois da actualização prévia, tendo o senhorio de comunicar por escrito ao inquilino essa alteração, com aviso prévio de 30 dias.