UEFA exclui Fenerbahçe da Liga dos Campeões

Foto
O clube turco está envolvido num escândalo de manipulação de resultados Reuters

A decisão prende-se com o alegado envolvimento da equipa turca no escândalo de manipulação de resultados que afecta o futebol naquele país.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A decisão prende-se com o alegado envolvimento da equipa turca no escândalo de manipulação de resultados que afecta o futebol naquele país.

Apesar de a TFF ter comunicado, na semana passada, que o Fenerbahçe não seria despromovido, pelo menos nesta época, as investigações sobre o caso ainda decorrem, e 17 suspeitos, incluindo o presidente do clube, Aziz Yildirim, permanecem em prisão preventiva.

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões realiza-se na quinta-feira, no Mónaco, e até agora ainda não houve qualquer anúncio relativo ao substituto do Fenerbahçe.

O Trabzonspor, segundo classificado do campeonato turco, foi eliminado pelo Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e encontra-se actualmente na fase de "play-off" da Liga Europa, na qual defronta o Athletic de Bilbau.

De acordo com a imprensa turca, no seguimento desta decisão, o Fenerbahçe pondera não participar nesta edição do campeonato turco, que tem início no dia 9 de Setembro.

A UEFA ainda não anunciou formalmente esta decisão.

Notícia em actualização