Doze condutores de carros anteriores a 1993 multados na Baixa de Lisboa
Desde o passado dia 4 de Julho que os carros anteriores a 1993 sem catalisador estão proibidos de circular naquelas zonas da cidade, para diminuir a poluição do ar.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Desde o passado dia 4 de Julho que os carros anteriores a 1993 sem catalisador estão proibidos de circular naquelas zonas da cidade, para diminuir a poluição do ar.
De acordo com a informação divulgada ontem pela Câmara Municipal de Lisboa, das doze multas, oito foram passadas a automobilistas que circulavam na Praça D. Pedro IV, duas na Avenida da Liberdade e duas na Rua Áurea, sendo que uma se refere a um veículo pesado.
A autarquia da capital aprovou em Maio (com os votos contra do PCP e do CDS e os votos favoráveis da maioria liderada pelo PS e do PSD) uma proposta do vereador lisboeta da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, que proíbe veículos anteriores a 1993 - portanto, sem catalisador de origem - e que não tenham colocado um catalisador posteriormente de circular na Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa - denominadas as primeiras zonas de emissões reduzidas da cidade.
Em Janeiro de 2012 esta proibição estende-se a toda a cidade, excepto nas vias que funcionam como atravessamentos e ligações a concelhos vizinhos, como a Segunda Circular, Eixo Norte-Sul e parte das avenidas Infante D. Henrique, Chelas, Brasília e Índia.