Amâncio Ortega entrega hoje a presidência da Inditex a Pablo Isla

Foto
Sede da Inditex, em Arteixo, perto da Corunha Adriano Miranda

Hoje, em assembleia-geral de accionistas na sede do grupo, em Arteixo, na Corunha, Pablo Isla tornar-se-á o novo presidente executivo da Inditex, dona da Zara.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Hoje, em assembleia-geral de accionistas na sede do grupo, em Arteixo, na Corunha, Pablo Isla tornar-se-á o novo presidente executivo da Inditex, dona da Zara.

Este advogado de Madrid, de 47 anos, casado e pai de três filhos, integrou o grupo galego há seis anos, como conselheiro delegado. Antes disso, era presidente do conselho de administração da tabaqueira Altadis. Passou ainda pelo Banco Popular e foi director-geral do Património do Estado no ministério da Economia e das Finanças.

Amâncio Ortega, de 75 anos, permanece na empresa como administrador não-executivo, e continuará a controlar a maioria do capital, já que detém 59 por cento das acções do grupo galego.

Com 100 mil trabalhadores, a Inditex é líder nas vendas de vestuário a nível mundial. Além da Zara, tem marcas como a Stradivarius, Bershka, Massimo Dutti, Oysho e Pull & Bear. Está presente em 78 países, com mais de 5000 lojas.

No ano fiscal que terminou a 31 de Janeiro, as vendas subiram 13 por cento para os 12,5 mil milhões de euros e os lucros dispararam 32 por cento, para os 17,3 mil milhões. Neste momento, a empresa quer apostar na expansão para novos mercados, como a África do Sul, o Peru ou Taiwan, além de reforçar a sua posição na Ásia, nomeadamente na China, Japão e Coreia do Sul.