Paulo Branco preside júri do festival de Locarno

Foto
Paulo Branco presidirá ao júri que atribuí o Leopardo de Ouro Enric Vives-Rubio

O produtor português Paulo Branco vai presidir ao júri do festival de cinema de Locarno, que decorrerá de 3 a 13 de Agosto na Suíça, anunciou esta segunda-feira a organização.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O produtor português Paulo Branco vai presidir ao júri do festival de cinema de Locarno, que decorrerá de 3 a 13 de Agosto na Suíça, anunciou esta segunda-feira a organização.

Paulo Branco presidirá ao júri que atribuí o Leopardo de Ouro, o prémio máximo do festival, que distingue um dos filmes da competição internacional.

Além do produtor português, que em 2002 venceu o prémio Raimondo Rezzonico em Locarno, do júri farão parte ainda o actor e realizador francês Louis Garrel, a actriz alemã Sandra Hüller, a realizadora suíça Bettina Oberli e a actriz italiana Jasmine Trinca.

O programa completo da 64ª edição do Festival Internacional de Cinema de Locarno será anunciado a 13 de Julho.

Da programação deste ano sabe-se que haverá uma retrospectiva dedicada a Vicente Minelli e que o realizador norte-americano Abel Ferrara receberá o Leopardo de honra, de carreira.

Da competição internacional foram anunciados "Un amour de jeunesse", de Mia Hansen-Love, e "Sette opere di misericordia", de Gianluca e Massimiliano De Serio.

Em 2010, o festival suíço distinguiu "A History of Mutual Respect", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmit, com o Leopardo de Ouro na categoria de curtas-metragens.