Twitómetro XIII: Nenhum líder político obteve ontem maioria de comentários positivos

Foto
Como já tem sido habitual, os cabeças de lista do PS e PSD reuniram o maior número de comentários DR

Como já tem sido habitual, os cabeças de lista do PS e PSD reuniram o maior número de comentários.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Como já tem sido habitual, os cabeças de lista do PS e PSD reuniram o maior número de comentários.

José Sócrates foi o mais comentado (428 tweets, o que equivale a uma percentagem de 49,8 por cento de um total de 859 mensagens) e recolheu 9 por cento de comentários positivos contra 28 por cento de comentários negativos.

Pedro Passos Coelho (com um total de 233 tweets) obteve 16 por cento de comentários positivos, contra 22 por cento de comentários negativos.

O líder do CDS-PP, Paulo Portas (total de 120 tweets), depois de ter reunido mais comentários positivos que negativos nos dois últimos dias, inverteu agora a tendência, reunindo uma maioria de 30% de comentários negativos contra 23% de comentários positivos.

Finalmente, Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, obteve 16% de comentários positivos contra 22% de comentários negativos.

O Twitómetro resulta da colaboração de equipas da Universidades de Lisboa (do laboratório LASIGE), da Universidade do Porto (da Faculdade de Engenharia e do laboratório LIIAC), do Centro de Investigação Media e Jornalismo da Universidade Nova de Lisboa, dos Labs SAPO (do portal Sapo) e do PÚBLICO. A ferramenta foi construída no âmbito de um projecto de investigação em jornalismo computacional, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, ao abrigo do programa UTAustin-Portugal.