Morreu Zé Leonel, um dos fundadores dos Xutos & Pontapés
O músico Zé Leonel, um dos fundadores dos Xutos & Pontapés e dos Ex-Votos, morreu hoje de cancro no fígado aos 50 anos, disse à agência Lusa fonte ligada à família.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O músico Zé Leonel, um dos fundadores dos Xutos & Pontapés e dos Ex-Votos, morreu hoje de cancro no fígado aos 50 anos, disse à agência Lusa fonte ligada à família.
De acordo com a fonte, Zé Leonel faleceu esta madrugada em casa, na Póvoa de Santa Iria, concelho de Loures.
O músico padecia de cancro no fígado, que lhe tinha sido diagnosticado há cinco meses.
Zé Leonel deu o último concerto, com os Ex-Votos, na semana passada no Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas, no qual participou Kalú, baterista dos Xutos & Pontapés.
O corpo do músico ficará em câmara ardente hoje a partir às 12:00 na igreja da Póvoa de Santa Iria e o funeral realiza-se na sexta-feira às 10:00 na mesma localidade.
Zé Leonel foi um dos fundadores dos Xutos & Pontapés em 1978, na onda do punk rock português, como vocalista, tendo permanecido no grupo até ao começo de 1981.
Neste grupo foi o responsável, por exemplo, da letra de "Sémen".
Em 1989 fundou os Ex-Votos com quem editou álbuns como "Cantigas do bloqueio", produzido por Tim, dos Xutos & Pontapés, e "Benditos sejam".
"Subtilezas porno-populares", "Texas Kid", "Se o Bordalo fosse russo" e "Canção do ladrão" são alguns temas mais conhecidos dos Ex-Votos.
Em 2003 o grupo fez uma pausa, tendo retomado a carreira em Novembro de 2009.