Sonda Messenger já está na órbita de Mercúrio
A sonda começou a sua rotação em torno de Mercúrio às 02h00 e irá continuar em redor do planeta durante um ano, indicou a agência espacial norte-americana.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A sonda começou a sua rotação em torno de Mercúrio às 02h00 e irá continuar em redor do planeta durante um ano, indicou a agência espacial norte-americana.
O engenho espacial começou a sua viagem há quase sete anos, tendo já passado em diversas ocasiões nas proximidades de Vénus e de Mercúrio, sem nunca se ter instalado nas suas órbitas.
Os instrumentos a bordo do Messenger serão activados e verificados no dia 23 de Março e no dia 4 de Abril irá começar a fase científica da missão.
O aparelho transporta diversos instrumentos científicos, nomeadamente um sistema de recolha de imagens, um espectrómetro de análise da atmosfera e do sol e um espectrómetro de observação do plasma e das partículas energéticas.
A sonda viajará em torno do planeta a uma altitude mínima de 200 quilómetros, precisou a NASA. Tudo isto acontecerá a cerca de 46 milhões de quilómetros do sol.
A sonda já percorreu cerca de oito mil milhões de quilómetros no espaço desde o seu lançamento, em Agosto de 2004.
Notícia corrigida às 14h25 de 21 de Março