BP e Repsol seguiram Galp e Cepsa e aumentaram preços esta madrugada

Foto
Desde o início do ano, o preço do gasóleo já subiu mais de 13 cêntimos Fernando Veludo/NFactos

Segundo disse fonte da Repsol, às 00:00 de hoje, os postos da marca passaram a cobrar mais 1,5 cêntimos por cada litro de gasóleo e mais 2,4 cêntimos por cada litro de gasolina.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Segundo disse fonte da Repsol, às 00:00 de hoje, os postos da marca passaram a cobrar mais 1,5 cêntimos por cada litro de gasóleo e mais 2,4 cêntimos por cada litro de gasolina.

A gasolina atingiu assim valores “mais altos do que em 2008”, altura em que este combustível tinha atingido valores recorde.

No caso da BP – que a Lusa não conseguiu contactar em tempo útil – a actualização de preços terá sido de 2,9 cêntimos na gasolina e de 0,9 cêntimos no gasóleo.

Na noite de domingo para segunda-feira, já a Galp e a Cepsa tinham aumentado o preço dos combustíveis.

Nos postos da petrolífera nacional, a actualização foi de três cêntimos para a gasolina e de um cêntimo para o gasóleo, enquanto na Cepsa a gasolina sem chumbo 95 subiu 2,7 cêntimos (para 1,559 euros o litro) e o gasóleo aumentou 1,3 cêntimos (para 1,407 euros o litro).

Na base desta nova subida de preços está o aumento do petróleo nos mercados internacionais, que superou já a barreira dos 100 dólares por barril, e a subida dos produtos refinados.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo já subiu mais de 13 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 8 cêntimos.