Modelo de expansão aposta na estratégia de capital light
"Mais importante [do que a abertura em centros comerciais da Sonae Sierra] tem sido aproveitar as competências e o conhecimento que o grupo tem nestes novos mercados, dada a fortíssima experiência já acumulada pela empresa de centros comerciais. O estudo do mercado brasileiro, por exemplo, tem beneficiado bastante da sua presença nesse mercado", explica Miguel Mota Freitas. Apesar de o CEO da Sonae SR admitir que a expansão internacional continuará a ser feita através de investimento directo, a mais recente aposta de crescimento tem privilegiado a criação de joint-ventures e a celebração de acordos de franchising. Pela aposta nesta estratégia de capital light, como o próprio grupo se lhe tem referido, a Sonae SR consegue um crescimento mais acelerado e com menores níveis de investimento. Esta estratégia adequa-se, sobretudo, nos países onde o know-how do mercado local é fundamental para garantir o sucesso.
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"Mais importante [do que a abertura em centros comerciais da Sonae Sierra] tem sido aproveitar as competências e o conhecimento que o grupo tem nestes novos mercados, dada a fortíssima experiência já acumulada pela empresa de centros comerciais. O estudo do mercado brasileiro, por exemplo, tem beneficiado bastante da sua presença nesse mercado", explica Miguel Mota Freitas. Apesar de o CEO da Sonae SR admitir que a expansão internacional continuará a ser feita através de investimento directo, a mais recente aposta de crescimento tem privilegiado a criação de joint-ventures e a celebração de acordos de franchising. Pela aposta nesta estratégia de capital light, como o próprio grupo se lhe tem referido, a Sonae SR consegue um crescimento mais acelerado e com menores níveis de investimento. Esta estratégia adequa-se, sobretudo, nos países onde o know-how do mercado local é fundamental para garantir o sucesso.
"Temos a grande vantagem de ter uma estrutura de capital que nos permite financiar a expansão internacional no ritmo que o próprio negócio demonstrar ser adequado, escolhendo o formato de investimento mais vantajoso a cada momento e em cada mercado", argumenta Mota Freitas. No caso das ilhas Canárias a aposta incidiu no estabelecimento de parcerias com o Grupo Numero 1, que já permitiu a abertura de uma loja Worten e 5 Sport Zones. O Grupo Numero 1 é uma empresa espanhola que se dedica a diversas actividades (entre as quais o retalho e o desenvolvimento e gestão de imobiliário) e que representa mais de 20 marcas nos sectores têxtil, vestuário, mobiliário e lazer.
No Médio Oriente a estratégia passou pela celebração de um acordo de franchising, com o Fawaz Alhokair Group, que detém o maior grupo de retalho de moda naquela região e que já se traduziu pela criação de cinco lojas Zippy na Arábia Saudita. Com estes dois grupos, os acordos pressupõem a abertura, até 2014, de 70 lojas Zippy em nove países do Médio Oriente e 42 unidades nas Canárias repartidas pela Worten, Sport Zone e Zippy.