Espiritualidade russa

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Um monumento da liturgia ortodoxa no CCB

Fundado em 1940, o Coro da Rádio da Letónia é actualmente um dos agrupamentos corais mais importantes da Europa. Ao longo das últimas duas décadas, ganhou vários prémios e participou nos mais prestigiados festivais. Desempenha também um papel crucial na promoção dos compositores da Letónia através da encomenda anual de uma média de dez novas obras. Os elementos do coro exploram também novas técnicas de canto, constituindo um verdadeiro laboratório de apoio à criação contemporânea. As suas gravações (em etiquetas como a BIS, GB Records, Ondine e Naïve) incluem peças de compositores letões como Kristaps Petersons e Martins Vilums (primeiro prémio da UNESCO International Rostrum of Composers) e grandes obras da história da música coral como a "Liturgia de São João Crisóstomo", de Rachmaninov.

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Fundado em 1940, o Coro da Rádio da Letónia é actualmente um dos agrupamentos corais mais importantes da Europa. Ao longo das últimas duas décadas, ganhou vários prémios e participou nos mais prestigiados festivais. Desempenha também um papel crucial na promoção dos compositores da Letónia através da encomenda anual de uma média de dez novas obras. Os elementos do coro exploram também novas técnicas de canto, constituindo um verdadeiro laboratório de apoio à criação contemporânea. As suas gravações (em etiquetas como a BIS, GB Records, Ondine e Naïve) incluem peças de compositores letões como Kristaps Petersons e Martins Vilums (primeiro prémio da UNESCO International Rostrum of Composers) e grandes obras da história da música coral como a "Liturgia de São João Crisóstomo", de Rachmaninov.

Será precisamente com outro grande monumento musical da liturgia ortodoxa da autoria de Rachmaninov que o Coro da Rádio da Letónia regressa ao Centro Cultural de Belém. No dia 3, sob a direcção de Sigvards Klava, interpreta as Vésperas op. 37, do compositor russo, uma obra-prima de intensa espiritualidade e magnificência sonora composta em 1915. Trata-se de um ciclo de 15 cânticos para contralto, tenor e coro "a cappella", que cobrem uma série de rubricas do Ofício Divino segundo o uso monástico (com um paralelo nas Vésperas, nas Matinas e na Hora Prima da Igreja Católica Romana), e que era designado originalmente por "Vigília". Apoiando-se em antigas melodias de várias tradições da Igreja Ortodoxa (canto "znamenny", o equivalente russo do gregoriano) e na harmonia modal, Rachmaninov utiliza o princípio da "orquestração coral", recorrendo à junção e à oposição de timbres e a uma grande variedade de técnicas de escrita. No dia 5, sábado, o Coro da Rádio da Letónia será também o protagonista da abertura do ciclo Sofia Gubaidulina.