Frio polar vai manter-se nos próximos nove dias
À excepção do Algarve e das regiões autónomas dos Açores e Madeira, onde as temperaturas mínimas rondam os 10ºC, todo o restante território nacional mantém as mínimas abaixo dos 5ºC.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
À excepção do Algarve e das regiões autónomas dos Açores e Madeira, onde as temperaturas mínimas rondam os 10ºC, todo o restante território nacional mantém as mínimas abaixo dos 5ºC.
Estes valores irão continuar a registar-se ao longo de toda a semana e pelo menos até segunda-feira, dia 31, indica a previsão a dez dias disponível no site do IM. Em 11 distritos — Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu —, os termómetros vão mesmo atingir valores abaixo dos zero graus.
Pavilhões para sem-abrigoEm Lisboa foi já activado o plano de contingência para os sem-abrigo, que estão desde sexta-feira a ser encaminhados para o Pavilhão Desportivo da Ajuda. Ali foi montada uma operação especial que prevê o acompanhamento por técnicos da autarquia e a distribuição gratuita de bebidas e refeições quentes. De prevenção está o pavilhão do Casal Vistoso, no Areeiro, que, se for necessário, também começará a ser utilizado.
Outros locais a que esta população costuma afluir, como as estações de Metro do Intendente, Saldanha e Baixa-Chiado e a estação da CP de Santa Apolónia, estão a ser monitorizados por brigadas do departamento de Acção Social da câmara e da Protecção Civil municipal. Uma linha de apoio, disponível através do número 213262646, foi também activada para dar resposta a eventuais necessidades da população.
O plano de emergência irá manter-se activo enquanto as temperaturas mínimas na capital forem de 3ºC ou menos graus, garantiu hoje o vereador com o pelouro da Protecção Civil municipal. Não se prevê que a situação se altere ao longo de toda a semana que aí vem.