Serviços mínimos garantem comboios em dia de greve geral

Por outro lado, a Refer, responsável pela gestão do tráfego ferroviário e sobre a qual recaíam dúvidas sobre se deveria ou não assegurar os serviços mínimos à CP, já fez saber que o fará, pelo que é provável que amanhã circulem os seguintes comboios:

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Por outro lado, a Refer, responsável pela gestão do tráfego ferroviário e sobre a qual recaíam dúvidas sobre se deveria ou não assegurar os serviços mínimos à CP, já fez saber que o fará, pelo que é provável que amanhã circulem os seguintes comboios:

Suburbanos Lisboa

Linhas de Sintra, Cintura e Azambuja: comboios no período da manhã entre as 5h00 e as 10h00 e, à tarde, das 14h00 às 21h00.


Linha de Cascais: assegurada as horas de ponta das 6h30 às 10h00 e das 16h20 às 21h30.


Linha do Sado (Barreiro-Setúbal): apenas dois comboios em cada sentido das 5h00 às 7h25 e quatro em cada sentido das 17h00 às 20h25.


Setúbal-Lisboa: a Fertagus, que detêm a concessão desta linha, diz que espera assegurar todos os serviços, excepto se a greve na Refer o impedir.


Suburbanos Porto

Caíde-Porto: durante a manhã quatro comboios para o Porto das 6h00 às 7h34 e dois em sentido contrário durante o mesmo período; durante a tarde quatro comboios entre as 17h30 e as 20h30 no sentido Porto-Caíde e apenas dois em sentido contrário.


Nine-Porto e Leça-Ermesinde: ligações asseguradas entre as 6h25 e as 8h45 e, durante a tarde, entre as 16h30 e as 20h45


Aveiro-Porto: circulam comboios suburbanos das 4h43 às 10h19 e das 17h00 às 21h19.


Guimarães-Porto: durante a manhã realiza-se apenas o comboio das 6h15 para o Porto e os das 6h54 e 7h54 em sentido contrário. À tarde efectua-se três comboios de Campanhã para Guimarães (entre as 16h15 e 19h15) e dois em sentido contrário.


Longo curso

Os serviços míninos só contemplam um Intercidades entre Lisboa e o Porto em cada sentido e outro entre Lisboa e Faro (também um em cada sentido). Não haverá serviço Alfa Pendular.


Os comboios internacionais Sud Expresso (Lisboa-Hendaya) e Lusitânia Expresso (Lisboa-Madrid) são abrangidos pelas serviços mínimos.


Regionais

Linha do Minho: dois comboios entre Valença e Porto, dois entre Viana do Castelo e Nine e dois entre Viana do Castelo e Valença Linha do Douro: um comboio do Porto ao Pocinho e dois entre Pocinho e Régua.


Estão previstos mais seis comboios entre Régua e Campanhã e dois entre Caíde e Régua.


Coimbra-Aveiro: oito comboios, quatro em cada sentido, entre as 6h35 e as


18h45


Coimbra-Entroncamento: apenas dois comboios em cada sentido, um de manhã e outro à tardeTomar-Lisboa: os serviços mínimos contemplam 12 comboios (seis em cada
sentido) nesta ligação, que serve também Entroncamento, Riachos, Santarém e Azambuja.
Linha do Vouga: oito comboios com origens/destinos variados em Aveiro, Macinhata, Espinho, Sernada do Vouga e Oliveira de Azeméis.

Beira Baixa: um comboio regional em cada sentido entre Lisboa e Castelo Branco Figueira da Foz - Coimbra: quatro comboios em cada sentido ao longo do dia Linha do Oeste: dois comboios entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz e um em sentido contrário. Entre Caldas e Meleças estão previstos quatro comboios (dois em cada sentido) Linha do Algarve: dois comboios em cada sentido entre Faro e Vila Real de Sto. António e um em cada sentido entre Faro e Tavira. Entre Faro e Lagos há serviços mínimos para dois comboios em cada sentido.
A linha da Beira Alta e o Alentejo não foram contempladas com serviços mínimos.
As linhas do Tua, Tâmega, Corgo e Pampilhosa-Figueira da Foz, encerradas ao tráfego ferroviário e cujo serviço tem sido assegurado por autocarros, não são também abrangidas por serviços mínimos.

A Federação dos Sindicatos Ferroviários alega que a Refer não é obrigada a cumprir serviços mínimos, excepto as operações necessárias ao reencaminhamento dos comboios que se encontrem a circular à meia-noite de quarta-feira.

Na tarde de hoje, terça-feira, em Lisboa e no Porto, haverá já perturbações no tráfego suburbano, porque os maquinistas que iniciem turnos abrangidos pelo período de greve podem não efectuar os serviços. Esperam-se supressões que poderão atingir 60 por cento dos suburbanos do Porto logo a partir das 17h00. Na Grande Lisboa, poderá haver comboios suprimidos só a partir das 22h00.