As principais frases de Bento XVI
“Pode haver casos particulares em que é justificado o uso de preservativo.”
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
“Pode haver casos particulares em que é justificado o uso de preservativo.”
“Quando uma prostituta usa um preservativo, esse pode ser o primeiro passo para a moralização, um primeiro acto de responsabilidade.”
“O preservativo não é a forma apropriada e verdadeira de vencer a infecção por HIV. O que é verdadeiramente preciso é uma humanização da sexualidade.”
“Os factos não me apanharam de surpresa. Como responsável pela Congregação da Doutrina e da Fé tinha-me ocupado dos casos norte-americanos; tinha visto aumentar também a situação na Irlanda. Mas as dimensões foram para mim um verdadeiro choque.”( Resposta do Papa em relação aos casos de pedofilia )
“Ver como a instituição do sacerdócio acabou manchada, e com ela a própria Igreja Católica, foi algo difícil de suportar. Apesar disso, naquele momento era importante não esquecer que na Igreja existe o Bem, não só aquelas coisas terríveis.”( ainda sobre os casos de pedofilia)