Segunda Circular fechada duas horas na próxima sexta-feira devido à Cimeira da NATO
Sexta-feira e sábado não vão ser dias fáceis para os automobilistas da Grande Lisboa. Os cortes, isolamentos e alternativas vão obrigar a quem habitualmente usa viatura particular a uma grande ginástica porque algumas das vias mais movimentadas da capital vão simplesmente encerrar durante largos períodos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Sexta-feira e sábado não vão ser dias fáceis para os automobilistas da Grande Lisboa. Os cortes, isolamentos e alternativas vão obrigar a quem habitualmente usa viatura particular a uma grande ginástica porque algumas das vias mais movimentadas da capital vão simplesmente encerrar durante largos períodos.
É o caso da Segunda Circular, que vai ser encerrada logo na sexta-feira de manhã, entre as 10h e as 12h, segundo informação divulgada hoje pela PSP. A alternativa recomendada pela polícia neste período é o recurso à CRIL e ao Eixo Norte/Sul. No mesmo dia, mas à tarde, continuarão os constrangimentos de circulação devido à deslocação das numerosas comitivas internacionais que irão participar na Cimeira a realizar no Parque das Nações.
E nem as pontes de Lisboa escaparão a estes condicionamentos: na Ponte 25 de Abril, por exemplo, será encerrado, entre as 15h e as 16h30 o acesso a Lisboa pelo Eixo Norte/Sul – a alternativa sugerida pela PSP é usar a saída para Alcântara, estando também livre o acesso para a A5 e as saídas para as Amoreiras/Marquês de Pombal e Calouste Gulbenkian/Praça de Espanha. Estes cortes vão repetir-se à noite, entre as 21h45 e as 22h45, valendo como sugestão as mesmas alternativas.
Quanto à Ponte Vasco da Gama, vai ser fechada a continuação para a CRIL, IC2 e Parque das Nações, entre as 15h e as 16h30. A alternativa aqui, para quem quiser entrar em Lisboa, é seguir pela Segunda Circular ou pela zona ribeirinha. Também neste caso os cortes vão repetir-se à noite (21h45-22h45).
Quem entra na Grande Lisboa pela A1 (Lisboa-Porto), encontrará fechado o acesso à CRIL, entre as 15h e as 16h30, estando porém garantido o acesso à Segunda Circular e à Ponte Vasco da Gama. O IP7 (Lisboa/Caia) – que compreende o Eixo Norte/Sul e a ligação até Sacavém/Camarate – será fechado nos dois sentidos entre as 15h00 e as 16h30. A alternativa podem ser todas as artérias que não convergem para o Eixo Norte/Sul, como a Zona Ribeirinha, as Avenidas Novas e a Segunda Circular.
No IC2 estará encerrado quer o acesso vindo da Ponte Vasco da Gama bem como o acesso ao Parque das Nações, das 15h às 16h30 e das 21h45 às 22h45.
Mesmo com a tolerância de ponto decretada para o concelho de Lisboa – mas que não se aplica aos funcionários da Câmara da capital, por decisão do autarca António Costa – é possível que os cortes e isolamentos provoquem demora na circulação. A PSP recomenda, por isso, o recurso ao transporte público neste dia e no seguinte.
SábadoNo Sábado, dia 20, vai haver cortes pontuais na Segunda Circular, à passagem das comitivas. Entre as 7h30 e as 8h30 fecham ainda o acesso da Segunda Circular à CRIL e ao IC2. À tarde, das 15h30 às 18h30, voltará a haver fortes restrições nestas mesmas vias.
Para quem, no sábado, chegar a Lisboa vindo do Sul através da Ponte 25 de Abril, será impedida a viagem através do Eixo Norte/Sul, no período entre as 7h30 e as 8h30. Quem quiser sair de Lisboa rumo a Sul não poderá igualmente aceder à Ponte 25 de Abril via Eixo Norte/Sul nesse período matinal.
Outros condicionamentos envolvem a A8 e a A5 no sábado. No primeiro caso, será encerrado o acesso à Ponte Vasco da Gama, entre as 7h30 e as 8h30, ao passo que na A5 será proibida a circulação, durante uma hora (entre as 7h30 e as 8h30), na descida de Monsanto rumo ao Viaduto Duarte Pacheco. Todo o tráfego será desviado para a Avenida das Descobertas e/ou para a saída para Monsanto.