Mistérios de Lisboa
Raul Ruiz sempre esteve no seu melhor quando aderiu de "braços abertos" ao romanesco clássico, alicerce fundador do seu cinema lúdico e mistificador fascinado pelos jogos narrativos. Daí que a estrutura folhetinesca dos "Mistérios de Lisboa" fosse feita à sua medida: esta super-proto-telenovela sobre um jovem órfão que, ao descobrir a sua verdadeira identidade, dá por si no centro de uma série de segredos e mistérios da alta sociedade lisboeta do século XIX é o pretexto ideal para os jogos lúdicos de Ruiz entre a forma e a função.
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Raul Ruiz sempre esteve no seu melhor quando aderiu de "braços abertos" ao romanesco clássico, alicerce fundador do seu cinema lúdico e mistificador fascinado pelos jogos narrativos. Daí que a estrutura folhetinesca dos "Mistérios de Lisboa" fosse feita à sua medida: esta super-proto-telenovela sobre um jovem órfão que, ao descobrir a sua verdadeira identidade, dá por si no centro de uma série de segredos e mistérios da alta sociedade lisboeta do século XIX é o pretexto ideal para os jogos lúdicos de Ruiz entre a forma e a função.
Construído como uma série de narrativas episódicas, ora encadeadas ora concêntricas, envolvendo o espectador numa sedutora teia folhetinesca, "Mistérios de Lisboa" é capaz de ser a síntese perfeita do cinema do chileno, trabalhada de um modo significativamente mais acessível do que lhe é habitual. A experiência aproxima-se da de ler um livro, para o que contribui a sua duração desmesurada - ao mesmo tempo fraqueza e força, porque só com esta duração se conseguiria desenvolver o ritmo que a história exige, sem que isso evite alguma fadiga para o espectador, sobretudo porque a própria divisão interna em duas partes sugere dois filmes, interligados mas autónomos. O que não invalida que estas quatro horas e meia passem com mais interesse e mais justeza do que muito filme de hora e meia que nunca vai a lado nenhum...