Mistérios de Lisboa
Nos melhores casos assim como nos piores, o cinema de Raul Ruiz trata a literatura - e as histórias que ela narra - como um reino do maravilhoso, onde tudo coexiste e se articula, e acaba por tomar conta da "realidade" (como se, para ele, toda a literatura não pudesse deixar de ser "realismo mágico").
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Nos melhores casos assim como nos piores, o cinema de Raul Ruiz trata a literatura - e as histórias que ela narra - como um reino do maravilhoso, onde tudo coexiste e se articula, e acaba por tomar conta da "realidade" (como se, para ele, toda a literatura não pudesse deixar de ser "realismo mágico").
Ao propósito só se faz plena justiça quando é cumprido febrilmente, e a "febre", o "delírio" (no sentido em que se descreveria a imaginação infantil mas também, digamos, em sentido "medicinal") são temas que lhe são recorrentemente caros (e não seríamos os primeiros a notar os desmaios nos "Mistérios de Lisboa").
Tudo isto para dizer: nem chega a haver estranheza em ver Camilo adaptado por um chileno, a apropriação é, desde o primeiro momento, perfeita, "familiar", e todas estas histórias que entroncam noutras histórias, todo este mundo em que a realidade é desmembrada, a cada momento, pelos inúmeros relatos que ela origina, deixam-nos desde o princípio em território naturalmente ruiziano, que pulsa como talvez já não pulsasse há algum tempo. Pensamos, paciência se alguém achar disparatado, em Lynch: aventura mental, ou seja, uma "trip", um estado alterado de consciência, o cinema como efeito "tóxico", uma "twilight zone". Não há muitos mais exemplos.
Um senão? Que esta depuração do cinema segundo Ruiz pareça coexistir, nalguns momentos, com a sua reiteração apenas tecnicamente escorreita, que a "trip" se suspenda para deixar ver o "savoir faire".