Obra de Richard Serra enferruja no Bronx
Não se trata propriamente de uma revelação, porque já se sabia que estas peças se encontravam nesse lugar desde há anos. Mas não deixa, mesmo assim, de ser surpreendente a história a que o "The New York Times" deu atenção, na semana passada: Escultura de Richard Serra enferruja num terminal do Bronx. E a surpresa está tanto naquilo que se pode ver no velho e desactivado cais de Port Morris, como no que permanece por esclarecer relativamente a essa estranha instalação.
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Não se trata propriamente de uma revelação, porque já se sabia que estas peças se encontravam nesse lugar desde há anos. Mas não deixa, mesmo assim, de ser surpreendente a história a que o "The New York Times" deu atenção, na semana passada: Escultura de Richard Serra enferruja num terminal do Bronx. E a surpresa está tanto naquilo que se pode ver no velho e desactivado cais de Port Morris, como no que permanece por esclarecer relativamente a essa estranha instalação.
Aquilo com que o visitante - e terá sempre de ser um intruso, já que há uma placa a proibir a passagem - depara é uma sucessão de cinco estruturas em aço, elípticas e abertas, com a altura de andar e meio, colocadas num cenário de barracos velhos, armazéns desactivados e gruas paradas. Mas, diz o autor do artigo, Sam Dolnick, não há dúvida de que se trata de peças de Richard Serra (n. 1939), o polémico escultor norte-americano, cuja obra foi tema de uma retrospectiva no MoMA de Nova Iorque, em 2007, e está representada em museus e espaços públicos de todo o mundo, desde os jardins de Serralves ao Guggenheim de Bilbau.
Joe Vilardi, da Budco Enterprises, empresa de Long Island que gere aquele espaço, explica apenas que as peças "fazem parte de uma escultura" e que estão armazenadas à espera de serem entregues ao seu proprietário. Do atelier de Richard Serra evitam esclarecer os pormenores associados às peças. Mas Trina McKeever, uma das suas assistentes, apronta-se a lembrar que esta não é ainda uma "obra de arte" do escultor, pois ela só atingirá esse estatuto quando Richard Serra a "instalar devidamente".
Apesar do local isolado onde se encontra, a instalação não tem passado despercebida. Em 2006, vários bloggers e fotógrafos registaram e intervieram sobre ela, no projecto Invisible Graffiti. E, no ano a seguir, um desses fotógrafos, Nathan Kensinger, abriu mesmo uma página na Internet (http://kensinger.blogspot.com/search q=richard+serra) em que guia uma visita a esse mundo de heavy metal. Arrisca mesmo a dizer que a instalação de Serra poderá ter algo a ver com a escultura intitulada Bellamy, já exibida em 2001, tanto na Bienal de Veneza como na Galeria Gagosian, que representa o artista.
Enquanto o mistério não se resolve, esta obra de arte (ou algo a caminho de o ser) continua a ganhar ferrugem no Sul do Bronx.