Wal-Mart oferece 4 mil milhões de dólares por retalhista sul-africano

Foto
Actualmente, a Wal-Mart opera em 15 países Joerg Sarbach

Em comunicado conjunto, as empresas afirmam que esta é uma oferta apenas indicativa, não formal, que ficará sujeita a um acordo entre ambas as partes e a um período de exclusividade concedido pela Massmart à Wal-Mart.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em comunicado conjunto, as empresas afirmam que esta é uma oferta apenas indicativa, não formal, que ficará sujeita a um acordo entre ambas as partes e a um período de exclusividade concedido pela Massmart à Wal-Mart.

Com a actual crise mundial e com o desemprego a aumentar nos EUA, a norte-americana Wal-Mart decidiu adoptar um plano estratégico de negócio, baixar os preços para se tornarem mais atractivos para os consumidores e ainda o seu crescimento internacional para mercados emergentes.

Esta oferta de 21,10 dólares por acção (15,66 euros) sobre a terceira maior retalhista sul-africana surge exactamente neste âmbito. O valor proposto é 9,8 por cento superior ao registado no final da sessão de bolsa de sexta-feira.

Caso se venha a concretizar, o negócio dará à Wal-Mart uma rede considerável de lojas naquela que é a maior economia do continente africano, e ainda uma base de operação em 13 países na África subsariana.

A Massmart possui 290 lojas espalhadas por 13 países africanos, com a maioria localizadas na África do Sul.

Em comunicado, a empresa fundada por Sam Walton em 1962 e actualmente liderada por Mike Duke afirma que a "a missão da Wal-Mart é poupar o dinheiro das pessoas para que estas possam viver uma vida melhor. Acreditamos que esta proposta de aquisição é uma boa oportunidade para cumprir essa missão junto das pessoas que habitam as regiões do Continente Africano, onde a Massmart opera actualmente”.

A Wal-Mart está presente em 15 países, incluindo o Brasil, Argentina, México, Reino Unido, China, entre outros.

No final do ano fiscal de 2010, findo a 31 de Janeiro, a Wal-Mart registou vendas de 405 mil milhões de dólares (300 mil milhões de euros).