Portugal nos oitavos, à espera de adversário

Foto
Cristiano Ronaldo e Lúcio durante a partida Foto: José Manuel Ribeiro/Reuters

Necessitado apenas de um ponto para garantir o apuramento, o “onze” de Carlos Queiroz cumpriu, falhando, no entanto, a vitória no agrupamento, que passava por uma vitória: Portugal somou cinco pontos, contra sete dos pentacampeões.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Necessitado apenas de um ponto para garantir o apuramento, o “onze” de Carlos Queiroz cumpriu, falhando, no entanto, a vitória no agrupamento, que passava por uma vitória: Portugal somou cinco pontos, contra sete dos pentacampeões.

A selecção nacional terminou pela primeira vez a fase de grupos de um Campeonato do Mundo sem sofrer golos - Portugal e o Uruguai são as únicas equipas que não sofreram golos no Mundial 2010, na África do Sul.

No outro encontro do grupo, a Costa do Marfim, que precisava de vencer a Coreia do Norte, da derrota lusa e ainda de recuperar nove golos, ganhou apenas por 3-0.

Nos oitavos-de-final, Portugal defronta o vencedor do Grupo H (Chile, Espanha ou Suíça), na próxima terça-feira, a partir das 19h30 (hora de Lisboa), na Cidade do Cabo, enquanto o Brasil mede forças com o segundo do Grupo H, na segunda-feira, em Joanesburgo.

Portugal igualou recorde de jogos sem perder

A selecção portuguesa igualou hoje o recorde de jogos consecutivos sem perder, ao somar o 19.º frente ao Brasil, a última equipa a derrotar a equipa das “quinas”. Os comandados de Carlos Queiroz foram copiosamente derrotados pelo Brasil, por 6-2, em Brasília, a 18 de Novembro de 2008, num encontro particular.

Depois disso, Portugal conseguiu 19 jogos sem derrotas, com 13 vitórias, a última das quais frente à Coreia do Norte, por 7-0, na segunda jornada do Grupo G, e seis empates, dois deles já na África do Sul, o primeiro face à Costa do Marfim, a 15 de Junho, e o segundo hoje, frente aos pentacampeões. Nestes 19 encontros, a selecção lusa apenas sofreu três golos, somando, pelo meio, sete encontros consecutivos sem conceder qualquer tento aos adversários.

Esta marca apenas é igualada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, que também esteve 19 jogos sem perder ao comando da formação lusa, num período em que conseguiu 16 triunfos e três empates.


GRUPO G

Resultados
1.ª jornada
Costa do Marfim - Portugal, 0-0
Brasil - Coreia do Norte, 2-1

2.ª jornada
Brasil - Costa do Marfim, 3-1
Portugal - Coreia do Norte, 7-0

3.ª jornada
Portugal - Brasil, 0-0
Coreia do Norte - Costa do Marfim, 0-3

Classificação final
1.º Brasil 7 pontos
2.º Portugal 5
3.º Costa do Marfim 4
4.º Coreia do Norte 0

Ficha de jogo

Portugal 0
Brasil 0

Estádio Moses Mabhida, em Durban
Assistência 62.712 espectadores

Portugal Eduardo, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Pepe (Pedro Mendes, 64'), Raul Meireles (Miguel Veloso, 84'), Tiago, Duda (Simão, 54'), Danny e Cristiano Ronaldo

Brasil Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué, 44'), Daniel Alves, Júlio Baptista (Ramires, 82'), Luís Fabiano (Grafite, 85') e Nilmar

Árbitro Benito Archundia (México)
Cartões amarelos Luís Fabiano (15'), Juan (25'), Duda (25'), Tiago (31'), Pepe (40'), Felipe Melo (43') e Fábio Coentrão (45')