Já se fala em mudanças após o primeiro GP da época

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O campeonato de Fórmula 1 de 2010 começou no Bahrein Foto: Caren Firouz/Reuters

“Penso que todos assistimos a uma prova que esteve longe de ser a mais excitante que já vimos”, admitiu o director da Mercedes, Nick Fry, ao site “Autosport”. O britânico acredita que as equipas devem analisar a situação e estabelecer “o que deve ser feito”. “Seria mau não haver uma reacção”, considerou o chefe da antiga Brawn, vencedora do Mundial de pilotos e de construtores em 2009.

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“Penso que todos assistimos a uma prova que esteve longe de ser a mais excitante que já vimos”, admitiu o director da Mercedes, Nick Fry, ao site “Autosport”. O britânico acredita que as equipas devem analisar a situação e estabelecer “o que deve ser feito”. “Seria mau não haver uma reacção”, considerou o chefe da antiga Brawn, vencedora do Mundial de pilotos e de construtores em 2009.

O primeiro Grande Prémio (GP) de 2010 foi ganho por Fernando Alonso (Ferrari), que tomou conta da corrida depois de o motor do Red Bull de Sebastian Vettel ter perdido potência após 34 voltas na liderança. Segundo escreve o diário desportivo espanhol “As”, o piloto alemão viu-se obrigado a reduzir o andamento para poupar combustível e garantir que conseguia chegar ao fim da corrida.

Nesta fase, seria difícil e caro mexer nos carros. A solução, pensam várias escuderias, poderia ser a alteração de uma para duas paragens obrigatórias nas boxes, o que significaria mais mudanças na classificação ao longo da corrida. “Creio que deveríamos considerar a possibilidade de fazermos duas paragens obrigatórias. Parece ridículo que os rapazes treinem loucamente para apenas uma paragem”, referiu o director da Red Bull, Christian Horner, que, contudo, acrescentou ser sensato esperar mais duas ou três provas para tirar conclusões definitivas. Nick Fry lembra que esta medida foi rejeitada antes do início da época, mas refere que poderia “claramente ser realizada”.

A McLaren já tinha pedido, depois do GP do Bahrein, mudança nos regulamentos dos pneus. O director Martin Whitmarsh acredita que vai ser uma grande época, mas também falou em aumentar o divertimento dos espectadores. “Ver a evolução do campeonato continua a ser tremendamente interessante, e espero que possamos desenvolver melhores espectáculos nas corridas propriamente ditas”, afirmou.

Stefano Domenicali, da Ferrari, equipa que fez a dobradinha no Bahrein, tem uma abordagem mais prudente, porque ainda considera ser prematuro mexer com o que está instituído. “Vamos esperar. Talvez as coisas mudem noutras condições.”