Referendo ao casamento homossexual também será debatido sexta-feira

Foto
A esquerda já mostrou a intenção de chumbar o referendo ao casamento homossexual Brian Snyder

A decisão foi tomada, por consenso, na conferência de líderes que está ainda a decorrer na Assembleia da República (AR), apurou o PÚBLICO.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A decisão foi tomada, por consenso, na conferência de líderes que está ainda a decorrer na Assembleia da República (AR), apurou o PÚBLICO.

A petição que exige a realização de uma consulta popular reuniu cerca de 90 mil assinaturas e foi entregue esta manhã, por membros da Plataforma Cidadania e Casamento, ao presidente da AR, Jaime Gama.

Na agenda da conferência de líderes desta tarde o assunto foi debatido e os líderes de todas as bancadas acordaram em discutir o referendo no mesmo dia em que o plenário vai debater as propostas de legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo (Governo, BE e Verdes) e o projecto de lei social-democrata, que avança com a criação da figura da união civil registada.

A proposta de levar a plenário a petição a favor do referendo foi lançada pelo próprio Jaime Gama, que irá solicitar a máxima urgência à Comissão de Assuntos Constitucionais para que os relatórios desta comissão parlamentar estejam concluídos a tempo de permitir a discussão na sexta-feira.

O documento contará com a desaprovação das bancadas do PS, Bloco, PCP e Verdes.