Vento e chuva forte colocam 17 distritos sob aviso laranja
De acordo com o IM, 17 distritos de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira estão sob aviso laranja - situação meteorológica de risco moderado a elevado - devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 110 km
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
De acordo com o IM, 17 distritos de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira estão sob aviso laranja - situação meteorológica de risco moderado a elevado - devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 110 km
hora, chuva forte e agitação marítima com ondas que podem chegar aos seis metros.
O IM colocou sob aviso amarelo - o segundo menos grave de escala de quatro - o distrito de Santarém e o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento forte, possibilidade de ocorrência de trovoadas e agitação marítima nas ilhas.
Para hoje, prevê-se céu geralmente muito nublado, chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, queda de neve acima dos 1200 metros, vento moderado a forte de sudoeste sendo nas terras altas muito forte com rajadas da ordem dos 110 km hora e pequena descida da temperatura máxima.
Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 15 graus Celsius, 14 graus no Porto, Bragança, Castelo Branco, Évora, Beja e Coimbra, 18 graus em Faro e 7 graus na Guarda.
Devido à forte agitação marítima, estão hoje encerradas à navegação as barras de Vila Real de Santo António, Tavira, S. Martinho do Porto, Figueira da Foz, Douro, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora e Caminha.
A barra de Aveiro está fechada desde segunda-feira a embarcações de comprimento inferior a 15 metros.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou o alerta amarelo até sábado devido à previsão de condições meteorológicas adversas, com continuação de chuva e vento forte.
A previsão de condições meteorológicas adversas, com continuação de chuva, vento forte e agitação marítima para os próximos dias, levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a accionar o alerta amarelo - o segundo nível numa escala crescente de quatro - até sábado.
A Protecção Civil adverte a população que deverá continuar a observar medidas de prevenção e precaução adequadas ao Inverno, nomeadamente no que se refere à condução de veículos, à desobstrução dos sistemas de escoamento de água, aos cuidados com os sistemas de aquecimento, lareiras e braseiras, ao frio e actividades na orla marítima.