Telespectadores mantêm preferências de anos anteriores dando liderança à TVI
A TVI, do grupo Media Capital, conseguiu uma quota média de telespectadores de 28,7 por cento entre Janeiro e Novembro (os dados de Dezembro ainda não estão disponíveis), enquanto a RTP1 se situou nos 23,9 por cento.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A TVI, do grupo Media Capital, conseguiu uma quota média de telespectadores de 28,7 por cento entre Janeiro e Novembro (os dados de Dezembro ainda não estão disponíveis), enquanto a RTP1 se situou nos 23,9 por cento.
Em 2008, mas já contabilizando o mês de Dezembro, a TVI obteve 30,5 por cento de 'share', a SIC 24,9 por cento, a RTP1 registou 23,8 por cento, a RTP2, 5,6 por cento enquanto o cabo e outros canais tiveram 15,2 por cento.
Com uma diferença de 0,8 pontos percentuais face à RTP1, a SIC encontrava-se, nos primeiros 11 meses deste ano, na terceira posição com uma média de 23,2 por cento de 'share'.
Ao longo do ano, os jogos de futebol transmitidos pelas diversas estações televisivas, os programas relacionados com o futebol e as novelas foram os programas mais vistos embora em alguns meses os programas de informação e os concursos tenham sido os mais escolhidos pelos portugueses.
No futebol, a transmissão do jogo Portugal/Hungria a contar para a qualificação para o Mundial 2010 foi o programa mais visto, com 23,8 por cento de audiência média e 60,8 por cento de share.
Este jogo foi transmitido no dia 10 pela TVI.
Já no que se refere à novelas a escolha recaiu, mais uma vez, na TVI, canal de televisão que tem apresentado varias produções nacionais.
"Meu amor", "Deixa que te Leve", "Sentimentos", "Flor do Mar" e "Feitiço de Amor" foram as novelas mais vistas pelos portugueses.
Em alturas em que o número de jogos de futebol diminui ou, pelo menos, a sua importância, os espectadores portugueses continuam a apostar nas novelas mas direccionam também o seu interesse televisivo para programas de informação e concursos, que ocupam a lista dos mais vistos nas tabelas dos meses de Janeiro, Maio, Junho e Julho.