Crise impede aumento das viagens de fim de ano face a 2008
Segundo a Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), as vendas de viagens no conjunto deste ano sofreram uma quebra que deverá rondar os 15 por cento devido à diminuição de preços e do número de viajantes, alterações motivadas sobretudo pela crise e agravadas por situações como o surgimento da Gripe A.
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Segundo a Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), as vendas de viagens no conjunto deste ano sofreram uma quebra que deverá rondar os 15 por cento devido à diminuição de preços e do número de viajantes, alterações motivadas sobretudo pela crise e agravadas por situações como o surgimento da Gripe A.
Para o período de Natal e passagem de ano, as vendas “estão a atingir níveis próximos” dos valores alcançados em Dezembro de 2008.
“O fim do ano passado foi já afectado pela crise económica, pelo que, a confirmarem-se estas estimativas, o que se poderá dizer é que não há agravamento”, explica à Lusa fonte da associação.
Dezembro “mau”O director-geral da Halcon Viagens, Timóteo Gonçalves, confirma: “Estamos a comparar um Dezembro mau com um Dezembro muito mau, o de 2008. Diria que estamos quase iguais ou um pouquinho acima, houve uma pequeníssima melhoria”.
Sublinhando que é o fim de ano o protagonista das vendas, o responsável diz que a principal escolha dos portugueses para passar os últimos dias do ano é a própria casa, seguindo-se os programas de “revéillon” em hotéis e a Madeira, o “grande destino” nacional.
No caso de destinos tropicais como Varadero e Cancun (México), e Salvador ou Natal (Brasil), a Halcon tem apenas um avião para cada.
Os dados da APAVT apontam para uma “crescente procura de destinos internos”, sobretudo a Madeira, mas indicam que as capitais europeias e Espanha continuam a ser alvo de “forte procura”, tal como o Brasil, Cabo Verde e Caraíbas.
Abreu com crescimento de três por centoNa Agência de Viagens Abreu estes três locais e a Disney, a Turquia, Marrocos e os “short breaks” europeus são mesmo “campeões de vendas”.
No território nacional, avança a empresa, aumentou a procura em relação à Madeira, aos cruzeiros do Douro e aos Açores.
Segundo responsáveis da agência, as vendas estão a decorrer conforme as expectativas, a um ritmo “muito interessante”, e deverão registar “um ligeiro crescimento, na ordem dos três por cento”, face ao Natal/Ano Novo de 2008.
A evolução, dizem, tem a ver com uma “maior dinâmica em termos de produto” e da oferta colocada no mercado.