Messi é o jogador do ano, à frente de Ronaldo

Foto
Messi ganhou com 1073 pontos, contra 352 de Ronaldo Arnd Wiegmann/Reuters

Messi recebeu hoje o prémio, na gala da FIFA em Zurique, onde a brasileira Marta conquistou o prémio de melhor jogadora do ano pela quarta vez consecutiva.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Messi recebeu hoje o prémio, na gala da FIFA em Zurique, onde a brasileira Marta conquistou o prémio de melhor jogadora do ano pela quarta vez consecutiva.

O argentino, de 22 anos, sucede a Cristiano Ronaldo, tendo recolhido 1073 pontos dos seleccionadores e capitães de equipa de 147 selecções. Ronaldo, vencedor em 2008, ficou a larga distância, tendo obtido 352 pontos, também ele com uma boa vantagem sobre Xavi, terceiro classificado (196). Kaká (190) e Iniesta (134) completam o lote dos cinco primeiros.

Segundo em 2007 e o ano passado, Messi foi a grande figura do Barcelona, que este ano conquistou seis troféus, o Mundial de clubes, a Supertaça europeia e a Supertaça espanhola, já esta época, e a Liga dos Campeões, a Liga espanhola e a Taça do Rei, em 2008/2009.

Messi marcou 23 golos na Liga espanhola de 2008/09, somando já nove na presente temporada. O argentino foi também o melhor marcador da Liga dos Campeões 2008/09 (nove golos).

Além de ser o primeiro argentino a receber este prémio, Messi é o segundo mais jovem a ser premiado, apenas ultrapassado pelo brasileiro Ronaldo, que venceu pela primeira vez este galardão, aos 20 anos, em 1996.

"É uma honra receber este prémio e quero partilhá-lo com os meus companheiros. Esta é a melhor maneira de terminar um ano magnífico", disse Messi, após receber o prémio.

Notícia actualizada às 20h23