Frio leva Protecção Civil a colocar seis distritos em alerta azul
A Protecção Civil accionou o alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, nos distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco, devido à “persistência de temperaturas baixas e queda de neve”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Protecção Civil accionou o alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, nos distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco, devido à “persistência de temperaturas baixas e queda de neve”.
O alerta azul também foi colocado nos distritos de Braga, Vila Real e Bragança devido às temperaturas baixas.
Segundo a ANPC, no alerta azul, accionado às 15h00 de hoje e prolongando-se até às 15h00 de sábado, verifica-se a “existência de condições para a ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais”.
No entanto, o dispositivo de protecção civil e socorro foi reforçado no sentido de intensificar “as acções preparatórias para as tarefas de redução dos efeitos negativos dos eventos previstos”.
A Protecção Civil apela à população para se manter informada sobre a situação.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje à noite e madrugada de sábado queda de neve a partir dos 700 metros, afectando os distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco.
Segundo o IM, as temperaturas baixas vão continuar nestes distritos, e nos de Braga, Vila Real e Bragança, até às 24h00 de segunda-feira.
Face a estas previsões meteorológicas, a Protecção Civil volta a recomendar que seja dada “especial atenção” à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, e aconselha velocidades reduzidas.
A ANPC sugere também, em áreas afectadas por gelo ou neve nas estradas, a colocação de correntes de neve nos pneus sempre que as condições de circulação o justificarem.
Os automobilistas devem seguir as indicações da ANPC e “não ignorarem eventuais cortes de estradas ou indicações de vias alternativas”.
A Protecção Civil aconselha igualmente o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e o contacto imediato para o 112 (número de emergência) sempre que surgirem sinais de hipotermia.
A quem viajar para áreas onde é habitual a queda de neve ou formação de gelo nas estradas, a ANPC recomenda que se levem “alimentos, água, roupa quente e de cores vivas, depósito de combustível cheio e lanterna”.
A Protecção Civil chama ainda a atenção para os cuidados a ter com os aquecimentos em casa, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras, em locais fechados e sem renovação de ar, e com os aquecedores.