Cavaco visita centro que insere jovens com deficiência no mercado de trabalho
Cavaco Silva visita este Centro à tarde, depois de participar, de manhã, na cerimónia comemorativa dos 50 anos da Caixa Agrícola, em Arruda dos Vinhos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Cavaco Silva visita este Centro à tarde, depois de participar, de manhã, na cerimónia comemorativa dos 50 anos da Caixa Agrícola, em Arruda dos Vinhos.
O Centro de Formação Profissional da APECI foi inaugurado em 2006, mas a formação profissional já existe desde 1986 na instituição, cuja sede na cidade de Torres Vedras foi inaugurada em 1989 por Cavaco Silva, na altura primeiro-ministro.
A APECI, com 109 trabalhadores, dá apoio a 180 alunos nas diversas valências e a outros 368 alunos das escolas do concelho de Torres Vedras, que são acompanhados pelos técnicos da instituição através do seu Centro de Recuperação para a Inclusão.
Na APECI, os jovens não só encontram uma alternativa para concluir a escolaridade obrigatória, mas acima de tudo respostas de formação profissional mais adequadas, com uma forte componente prática.
Dados da instituição revelam que em 2008 metade dos formandos foram contratados por empresas, após o estágio profissional durante um ano em contexto laboral. Os alunos são oriundos não só do concelho de Torres Vedras, mas também de Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Lourinhã e Mafra, onde não existe respostas de formação profissional para pessoas portadoras de deficiência.