Santos Silva inicia hoje visita às tropas portuguesas no Kosovo e Líbano

Foto
Ministra vai a Pristina onde Portugal tem uma brigada de intervenção de 290 militares Rui Gaudêncio

Hoje, Santos Silva desloca-se à capital do Kosovo, Pristina, onde Portugal tem actualmente uma brigada de intervenção de 290 militares a integrar a KFOR, a missão da NATO.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Hoje, Santos Silva desloca-se à capital do Kosovo, Pristina, onde Portugal tem actualmente uma brigada de intervenção de 290 militares a integrar a KFOR, a missão da NATO.

A participação de militares portugueses nesta missão da Aliança Atlântica iniciou-se em 1999. Já na terça-feira, o governante vai estar de visita às tropas portuguesas no Líbano.

Portugal, que participa nesta missão das Nações Unidas desde 2006, tem uma unidade de engenharia de 141 militares estacionada em Shama, no sul do país, e cinco no quartel-general da UNIFIL.

A visita às forças portuguesas no Afeganistão deverá ocorrer no início do próximo ano.

Na quarta-feira, o ministro da Defesa desloca-se ainda à Argélia para assinar um programa indicativo de cooperação para os próximos três anos.

Para além da assinatura do documento, o responsável pela pasta da Defesa depositará uma coroa de flores no Santuário dos Mártires da capital argelina e vai visitar o Museu Central do Exército argelino. Santos Silva desloca-se também à Base Central Logística de Argel.