Euro sobe face ao dólar

Às 19:11, o euro valia 1,4646 dólares, acima dos 1,4625 dólares a que negociava na sexta-feira sensivelmente à mesma hora.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Às 19:11, o euro valia 1,4646 dólares, acima dos 1,4625 dólares a que negociava na sexta-feira sensivelmente à mesma hora.

Durante o dia, a cotação do euro variou entre um mínimo de 1,4645 dólares e um máximo de 1,4659 dólares.

O governo de Abu Dhabi emprestou 10 mil milhões de dólares ao Dubai para ajudar a empresa estatal Dubai World a cumprir as suas obrigações em termos de pagamentos de emprésimos, incluindo 4,1 mil milhões para pagar a divida da imobiliária Nakheel PJSC.

O euro recuperou hoje do nível mais baixo em dois meses, mas os analistas consideram que o dólar poderá continuar a valorizar-se com a solvência fiscal de alguns países da Zona Euro a dominar o mercado.

A situação na Grécia é considerada “extremamente séria” pelo vice-presidente do BCE, Lucas Papademos, e a Espanha viu na semana passada o seu rating ser revisto em baixa de “estável” para “negativo” pela agência de notação de risco Standard & Poor’s.

Também em Portugal, o “outlook” foi revisto em baixa pela Standard & Poor’s de “estável” para “negativo”.

O dólar estava a subir face ao euro desde 4 de Dezembro quando um relatório mostrou que os Estados Unidos cortaram em Novembro menos postos de trabalho desde que a recessão começou e a taxa de desemprego caiu inexplicavelmente para 10 por cento.