Bolsas norte-americanas abrem em alta
O Dow Jones abriu a valorizar 0,36 por cento, para 10.509,44 pontos, enquanto o Nasdaq valorizou 0,55 por cento, paraa 2.202,44 pontos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Dow Jones abriu a valorizar 0,36 por cento, para 10.509,44 pontos, enquanto o Nasdaq valorizou 0,55 por cento, paraa 2.202,44 pontos.
O comportamento das praças norte-americanas estava a reflectir a notícia do empréstimo de dez mil milhões de dólares do governo de Abu Dhabi ao vizinho Dubai, que permitirá à 'holding' estatal Dubai World pagar parte das dívidas, incluindo uma emissão obrigacionista de quatro mil milhões de dólares com data de vencimento hoje.
Além do afastamento do cenário de eventual falência do Dubai, os mercados também reagiam em alta à notícia de que o Citigroup chegou a acordo com o governo dos Estados Unidos para reembolsar cerca de 20 mil milhões de dólares recebidos no âmbito do programa de apoios ao sistema financeiro.
A compra pela Exxon Mobil da empresa de gás natural XTO Energy também estava a dar ânimo aos investidores norte-americanos.