Grupo IMatosGil adquire fábrica e torna-se produtor de PET no Canadá

Os activos da empresa adquirida, a PTT Polycanada, eram detidos pela Shell Chemical e pela SGF-Société Générale de Financement du Québec.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os activos da empresa adquirida, a PTT Polycanada, eram detidos pela Shell Chemical e pela SGF-Société Générale de Financement du Québec.

O grupo refere que a operação foi "integralmente executada recorrendo a capitais próprios da IMG" e que esta nova unidade de produção abre portas para um continente onde o mercado PET é mais amplo". O PET (ou tereftalato de etileno) é um polímero termoplástico muito utilizado em diferentes objectos, incluindo garrafas de água, outras embalagens de bebidas, ou alcatifas.

Numa primeira fase, a estratégia será reconverter o processo de polimerização contínua de PTT para PET, o que irá permitir o fabrico de cerca de 150 mil toneladas de PET por ano. Esta etapa deverá ocorrer até Setembro de 2010.

Segue-se uma segunda fase, de expansão, a concluir até 2012, na qual a instalação de capacidade adicional deverá permitir a produção de 270 mil toneladas de PET por ano.

"O Canadá é actualmente um importador líquido de PET e com este negócio seremos os únicos produtores de PET no país”, indicou Manuel Matos Gil, citado no mesmo comunicado. A meta é registar uma facturação que em 2011 ultrapasse 150 milhões de euros no Canadá.

A unidade de produção em Montréal irá manter 60 trabalhadores empregados até ao final de 2010, indica também o grupo.