Concurso para obras de ampliação da Gare do Oriente deverá ser lançado no início de 2010

Carlos Fernandes adiantou também, em declarações à Lusa, que a Rave já recebeu o projecto de execução final para a ampliação da estação, que é responsabilidade do arquitecto Santiago Calatrava. “Estaremos em condições de, no início de 2010, lançar o concurso”, disse o administrador.

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Carlos Fernandes adiantou também, em declarações à Lusa, que a Rave já recebeu o projecto de execução final para a ampliação da estação, que é responsabilidade do arquitecto Santiago Calatrava. “Estaremos em condições de, no início de 2010, lançar o concurso”, disse o administrador.

A ampliação da gare ferroviária, cujo concurso estava previsto para o segundo semestre deste ano, contempla, entre outras adaptações, a criação de duas novas plataformas, três novas linhas e o prolongamento das plataformas de 300 para 415 metros.

No segundo semestre de 2010 será lançado o concurso para as “empreitadas preparatórias para a implementação da ligação entre a Terceira Travessia do Tejo e a Estação do Oriente”, que inclui a articulação entre a ferroviária convencional e a alta velocidade.

O segundo concurso a ser lançado, relativo ao troço Lisboa-Poceirão, que inclui a Terceira Travessia do Tejo, está actualmente na fase de avaliação de propostas, que terminará com a escolha dos dois consórcios finalistas.

Quanto ao concurso para os sistemas de sinalização e telecomunicações de toda a rede portuguesa de alta velocidade, Carlos Fernandes assegura que “está na fase final de lançamento”, pelo que “poderá ser lançado nas próximas semanas”.

O responsável adiantou à Lusa, em Outubro, que sete empresas tinham adquirido a informação sobre este concurso disponibilizada pela Rave.

No calendário apresentado por Carlos Fernandes, seguem-se os concursos para os troços Lisboa-Pombal e Pombal-Porto, ambos da linha Lisboa-Porto, e a linha Porto-Vigo, que o Governo espanhol anunciou que deverá ficar concluída apenas em 2015, dois anos depois do previsto.

Paralelamente, continuam a ser desenvolvidos estudos para as linhas Aveiro-Salamanca e Évora-Faro-Huelva, ambas “sem um calendário definido”.

No primeiro caso, a Rave está a avaliar as propostas dos consórcios que se apresentaram ao concurso para a realização do estudo prévio e do estudo de impacto ambiental entre Aveiro e Celorico da Beira.

Já no que respeita à segunda linha, Carlos Fernandes disse que está ser preparado, em conjunto com Espanha, o concurso para o estudo de viabilidade técnica, financeira e económica do troço Faro-Huelva.