Previsão de chuva, vento forte e agitação marítima até segunda-feira

Foto
A Protecção Civil alerta para os riscos de cheias rápidas em meio urbano Nuno Ferreira Santos

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), destaca-se a persistência de períodos de chuva intensa durante o dia de hoje e amanhã até ao início da tarde.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), destaca-se a persistência de períodos de chuva intensa durante o dia de hoje e amanhã até ao início da tarde.

No distrito do Porto haverá forte precipitação, sobretudo durante a tarde de amanhã, enquanto que na região Centro a chuva será moderada entre amanhã e a madrugada de segunda-feira.

Face às previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou o alerta amarelo (o terceiro numa escala de cinco) apenas para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra a partir das 15h00 de hoje e até às 12h00 de segunda-feira.

Para os restantes distritos do continente, que de manhã estavam também em alerta amarelo, a ANPC reduziu o alerta para o nível azul, no mesmo período.

A Protecção Civil alerta para os riscos do mau tempo previsto, nomeadamente inundações por transbordo de rios, cheias rápidas em meio urbano, deslizamentos de terras ou eventuais dificuldades com embarcações.

Outras consequências previsíveis neste cenário de chuva são a possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima e o aumento do número de acidentes de viação, devido ao piso molhado ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de medidas de precaução relativamente ao não atravessamento de zonas inundadas ou de grande intensidade de escoamento de água e à possibilidade de formação de lençóis de água nas estradas.

Adverte ainda para a necessidade de cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras e a adequada fixação de estruturas soltas como placards e andaimes por causa do vento forte.